Vacinação contra a gripe em Santa Catarina inicia em abril; saiba quem tem prioridade

A 27ª edição da vacinação contra a gripe terá início em 7 de abril em Santa Catarina, priorizando inicialmente 3,3 milhões de pessoas de grupos prioritários. A SES (Secretaria de Estado da Saúde) confirmou que a imunização será estendida a toda população acima de 6 meses após o Dia D de mobilização, marcado para 10 de maio.

Vacinação contra a gripe para grupos prioritários inicia no dia 7 de abril em Santa Catarina – Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil/ND
Durante reunião em Blumenau, autoridades sanitárias definiram a estratégia que utiliza a vacina trivalente, eficaz contra os vírus influenza A (H1N1), A (H3N2) e B. A dose é segura e pode ser aplicada junto com outras do calendário nacional, reforça a SES.
Vacina contra a gripe disponibilizada é eficaz contra H1N1, H3N2 e influenza B – Foto: Divulgação/Decom
Vacinação contra a gripe em SC terá grupos prioritários; confira
De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde, a proteção completa da vacinação contra a gripe leva até três semanas após a aplicação. O objetivo principal é reduzir casos graves e óbitos, especialmente após SC registrar 1.693 casos e 128 mortes em 2024 por H1N1.
Neste ano, a campanha traz novidades como a inclusão permanente no calendário para crianças (6 meses a 5 anos), gestantes e idosos com mais de 60 anos. Além disso, haverá a exigência de duas doses para crianças nunca vacinadas.
Vacinação será inicialmente para grupos prioritários – Foto: Divulgação/Prefeitura de Brusque
Confira os grupos prioritários para vacinação contra a gripe em Santa Catarina:

Crianças de 6 meses até 5 anos, 11 meses e 29 dias
Profissionais de saúde e todos os trabalhadores da área
Gestantes e puérperas e mães até 45 dias após o parto
Professores do ensino básico e superior
Comunidades tradicionais, indígenas e quilombolas
Idosos a partir de 60 anos
População em situação de rua
Profissionais de segurança, forças de segurança e salvamento
Militares e integrantes das Forças Armadas
Pessoas com comorbidades, portadores de doenças crônicas não transmissíveis (sem restrição de idade)
Pessoas com deficiência permanente
Profissionais do transporte, como caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo (urbano e interestadual) e trabalhadores portuários
População carcerária: privados de liberdade; funcionários do sistema prisional; adolescentes e jovens de 12 a 21 anos em medidas socioeducativas

A vacinação contra a gripe deve abranger 90% do público-alvo antes da expansão para a população geral. Todos os grupos terão acesso gratuito à vacina trivalente na rede pública de saúde.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.