A temporada de verão 2024/2025 registrou números recordes para o Aeroporto de Florianópolis. Entre dezembro e fevereiro, mais de um milhão e 500 mil passageiros passaram pelo terminal, 23% a mais do que no mesmo período da temporada anterior. Os dados também consolidam o aeroporto como um dos principais destinos de operações internacionais com desembarque no Brasil.
TAP Air Portugal proporciona voos diretos entre Lisboa e a capital catarinense – Foto: Divulgação/Floripa Airport
Conforme dados da Zurich Airport Brasil, concessionária que administra o Aeroporto de Florianópolis, o terminal ultrapassou a marca de 500 mil passageiros estrangeiros em um único mês, recebendo 547.203 viajantes de outros países. Além disso, os dias 19 e 25 de janeiro registraram recordes na história do aeroporto.
19 de janeiro: maior movimento da história do terminal, com 20.400 passageiros;
25 de janeiro: recorde de decolagens de voos internacionais em um único dia, 32 decolagens.
Terminal catarinense é referência em operações internacionais
De acordo com os dados da concessionária, 541.613 de viajantes internacionais passaram pelo Aeroporto de Florianópolis nos últimos três meses. Os dados fazem do terminal o 3º do Brasil em movimentação de passageiros estrangeiros, atrás apenas de Guarulhos (SP) e Galeão (RJ). O aeroporto da capital catarinense ocupa a posição pelo segundo ano seguido.
A Argentina, tradicional origem nesta época do ano, lidera o ranking de movimentação de passageiros internacionais da temporada. De dezembro a fevereiro, 258 mil pessoas utilizaram os voos que ligam Florianópolis a Buenos Aires, Córdoba e Rosário – crescimento de 58% no número de passageiros em relação à temporada passada.
Aeroporto de Florianópolis recebeu mais de meio milhão de estrangeiros na temporada de verão 2024/2025 – Foto: Floripa Airport/ND
Em seguida aparece Santiago do Chile, com um aumento de 80% no número de passageiros, em comparação com o período anterior. A força do mercado chileno de viagens lotou até dez voos por dia, com três companhias aéreas operando o destino: Latam, Sky e JetSmart.
Outro fator decisivo para a internacionalização do Aeroporto de Florianópolis foram as rotas que ligam o estado a Lisboa, em Portugal, e aos Estados Unidos e Caribe, via Panamá. As rotas estrearam em 2024 e, pela primeira vez, operaram durante o verão, com ocupação média de 85%.
Aeroporto de Florianópolis registra recordes na temporada 2024/2025
O mês de janeiro é o mais movimentado do ano para o terminal da capital catarinense, aponta a Zurich Airport Brasil. A novidade, nesta temporada, é que o comportamento dos visitantes se manteve também em fevereiro, que registrou uma média diária de 17.500 passageiros, apenas 100 passageiros a menos que a média de janeiro.
“Nós temos trabalhado ao longo dos últimos anos, junto com uma série de parceiros, para aumentar a diversidade de voos e colocar Santa Catarina em um lugar de destaque entre os destinos nacionais e, principalmente, internacionais. Ficamos muito satisfeitos em ver o resultado desse esforço conjunto representado nos números inéditos da temporada de verão”, pontua Ricardo Gesse, CEO da Zurich Airport Brasil.
Movimentação intensa de janeiro foi mantida durante o mês de fevereiro, apontam dados da Zurich Airport- Foto: Ricardo Wolffenbuttel/Secom/ND
As três rotas com mais passageiros na temporada foram, respectivamente, Congonhas e Guarulhos, em São Paulo, e Santiago do Chile. No total, entre voos domésticos e internacionais, o aeroporto de Florianópolis operou 22 rotas. São elas:
Congonhas, Guarulhos e Viracopos (SP);
Galeão (RJ);
Brasília (DF);
Confins (BH);
Foz do Iguaçu e Curitiba (PR);
Chapecó (SC);
Pelotas e Santa Maria (RS);
Recife (PE);
Santiago (Chile);
Aeroparque e Ezeiza (Buenos Aires, Argentina);
Córdoba e Rosário (Argentina);
Lima (Peru);
Lisboa (Portugal)
Cidade do Panamá (Panamá);
Montevidéu (Uruguai);
Assunção (Paraguai).