A Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe começa na próxima segunda-feira (7), em todo o Brasil. Em Blumenau, todas as unidades de Saúde com sala de vacina ativa estarão disponíveis com o imunizante.
Nesta primeira etapa, a imunização será direcionada aos grupos prioritários, que são definidos pelo Ministério da Saúde. O objetivo é proteger as populações mais vulneráveis contra as complicações da gripe.
Blumenau tem 138 mil pessoas no grupo prioritário. A vacinação contra a gripe deve abranger 90% do público-alvo antes da expansão para a população geral. Todos os grupos terão acesso gratuito à vacina trivalente na rede pública de saúde.
O que precisa levar para receber o imunizante?
Para se vacinar contra a gripe, é necessário apresentar um documento oficial com foto, além da caderneta de vacinação e um comprovante de pertencimento aos grupos prioritários.
Vacinação começa com grupos prioritários – Foto: Divulgação/Freepik/ND
O secretário de Promoção da Saúde, Douglas Rafael, reforça a importância da adesão à campanha por parte dos grupos elegíveis.
“A vacinação é fundamental para reduzir o número de casos graves, internações e óbitos decorrentes da Influenza, especialmente em um período em que outras doenças respiratórias também circulam. Afinal, a vacinação é uma medida fundamental de proteção individual e coletiva”, acrescenta.
Calendário permanente
Neste ano, a vacina passou a fazer parte do esquema de imunização do SUS de forma permanente. O imunizante vai ficar disponível ao longo do ano para o público-alvo e não apenas em campanhas sazonais.
Vacinação contra a gripe acontece em todas as unidades de Saúde de Blumenau com sala de vacina ativa – Foto: Divulgação/Decom/ND
Veja quais são os grupos prioritários
Idosos com 60 anos ou mais;
Crianças de 6 meses a menores de 6 anos (5 anos, 11 meses e 29 dias);
Gestantes e puérperas;
Trabalhadores da saúde, do sistema prisional e dos Correios;
Indígenas;
Pessoas com comorbidades (doenças cardíacas, pulmonares, renais, hepáticas, neurológicas, diabetes, obesidade, trissomia do cromossomo 21, entre outras. É necessário apresentar comprovação da comorbidade no momento da vacinação (exames, receitas, relatórios médicos);
Pessoas com deficiência permanente;
Caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros e de carga;
Forças de segurança e salvamento;
Adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade com medidas socioeducativas.