Páscoa 2025: mesmo com alta no valor do cacau, varejistas estimam aumento de 12% nas vendas

A Páscoa de 2025 promete ser um período de celebração, tanto para os consumidores quanto para os varejistas, que estão otimistas com o aumento nas vendas. Apesar da alta de 18% no preço do cacau em 2024, que afetou os custos dos produtos típicos da data, os consumidores mantêm sua tradição de compra, e as perspectivas são positivas para o setor supermercadista.

Segundo a Abras (Associação Brasileira de Supermercados), é esperado um crescimento nas vendas entre 8% e 12% em comparação com o ano anterior.
Expectativa de vendas para Páscoa é alta – Foto: Divulgação
Indústria busca minimizar impactos durante a Páscoa
A alta nos preços do cacau, que impactou diretamente a produção de ovos de Páscoa e outros produtos à base de chocolate, não tem desanimado os comerciantes.
A Abia (Associação Brasileira da Indústria de Alimentos) afirma que, apesar das adversidades, o setor tem adotado medidas como a automação, inovação e otimização dos processos produtivos para minimizar os efeitos dessa alta, evitando repassar integralmente os custos aos consumidores.
Alta no preço do cacau não desanima comerciantes – Foto: Reprodução/ND
Dicas para varejistas terem êxito nas vendas de Páscoa

 Variedade de produtos: tenha opções como ovos, barras e bombons, atendendo diferentes orçamentos;
Negociação com fornecedores: garanta um bom preço e abastecimento;
Promoções estratégicas: faça ofertas pontuais para atrair clientes;
Exposição no ponto de venda: capriche na apresentação dos produtos;
Utilização de canais digitais: aproveite ferramentas de comunicação, como o WhatsApp, para divulgar promoções e novidades;
Compreensão do consumidor: esteja atento ao comportamento cauteloso dos consumidores, que ainda desejam comemorar, mas com mais prudência;
Gestão de estoque: evite acumular estoque após o domingo de Páscoa, pois muitos produtos podem se tornar difíceis de vender após a data;
Antecipação das vendas: mesmo que o brasileiro tenha o hábito de deixar para a última hora, quem se antecipar pode se beneficiar de melhores preços e maior visibilidade.

Dicas para consumidores não gastarem mais do que podem nesta Páscoa

 Defina um orçamento;
Pesquise preços;
 Considere barras e caixas de bombons como opções mais econômicas;
Fique atento às promoções;
Evite deixar para a última hora;
Avalie o custo-benefício;

Avalie os preços antes de sair comprando  – Foto: Procon Xanxerê/Divulgação/ND
Turismo em alta
Além das compras de Páscoa, o setor de turismo também se beneficia da data. O feriado prolongado de quatro dias, que vai de 18 a 21 de abril de 2025, proporciona uma excelente oportunidade para o setor turístico, que aposta em pacotes atrativos e promoções para atender a crescente demanda por viagens.
 

Adicionar aos favoritos o Link permanente.