![](https://s2-g1.glbimg.com/RVP1ogdn49KqU1fnletWXTctttE=/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2024/E/q/rOlXnfT0unBXGao1bpCw/shutterstock-1470843689-1-.jpg)
Na contínua luta contra o câncer, a medicina tem desenvolvido métodos cada vez mais sofisticados e eficazes para combater a doença. Um desses avanços é a quimioembolização de tumores. Hospital Evangélico de Sorocaba se destaca com a realização da quimioembolização
Hospital Evangélico de Sorocaba/Divulgação
Trata-se de uma técnica minimamente invasiva, realizada por meio de um equipamento de hemodinâmica, e que tem se mostrado uma opção promissora para muitos pacientes hepáticos, já que oferece tratamento direcionado e com menos efeitos colaterais.
De acordo com o Dr. João de Toledo Martins, radiologista intervencionista do Hospital Evangélico de Sorocaba (HES), o procedimento combina a administração de quimioterapia diretamente no tumor com a interrupção do seu suprimento sanguíneo.
“Os objetivos estão relacionados à redução do volume tumoral, o que poderá aumentar a sobrevida do paciente ou até reduzir o estadiamento da doença para que ele possa ser apto ao transplante hepático”, explica.
Os tumores hepáticos indicados para este método incluem aqueles originários do próprio fígado, como carcinoma hepatocelular e colangiocarcinoma, bem como metástases de outros tumores, como cólon, mama, sarcoma, pâncreas, entre outros.
Como é realizado o procedimento
Acesso vascular: a técnica é realizada por meio de uma punção na virilha. Através da artéria femoral, um cateter é guiado até o local do tumor;
Administração da quimioterapia: no local do tumor são liberadas esferas embebidas em medicação quimioterápica. Essas esferas, ao serem injetadas nos vasos, diminuem a velocidade de progressão do tumor;
Embolização: simultaneamente, o cateter libera pequenas partículas que bloqueiam os vasos sanguíneos que alimentam o tumor, cortando seu suprimento de nutrientes e oxigênio, o que ajuda a reduzir e controlar seu crescimento.
O médico destaca várias vantagens do procedimento. “É um tratamento minimamente invasivo, realizado sob sedação no Setor de Hemodinâmica, de caráter frequentemente ambulatorial e com baixo risco de complicações”, afirma. Em muitos casos, o paciente é liberado para voltar para casa no mesmo dia. A recuperação é bastante tranquila. É necessário repouso absoluto no dia do procedimento e repouso relativo nos primeiros dias subsequentes.
Dr. João de Toledo Martins
Hospital Evangélico de Sorocaba/Divulgação
Sobre o Hospital Evangélico de Sorocaba
O Hospital Evangélico de Sorocaba tem 89 anos de história, tradição e credibilidade e conta com Pronto Atendimento Adulto ágil em várias áreas, inclusive ortopedia e oncologia. Possui ambulatório médico em diversas especialidades, centros cirúrgicos e unidade de terapia intensiva (UTI). Com o Instituto de Oncologia de Sorocaba (IOS), o Hospital Evangélico compõe o hub de serviços em saúde da Hospital Care para Sorocaba e região.
Hospital Evangélico de Sorocaba
Registro: 903153
Diretor Técnico-Médico: Mário Sérgio Moreno
MÉDICO: CRM-SP: 84817