Conta de energia elétrica no Amapá terá bandeira vermelha em setembro


Anúncio da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), mostra o acréscimo de R$ 7,87 a cada 100 kWh consumidos. Setembro terá bandeira vermelha na conta de energia alétrica
Jorge Júnior/Rede Amazônica
Durante o mês de setembro, a bandeira tarifária vermelha patamar 2 estará em vigor. Segundo anúncio da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), a energia terá acréscimo de R$ 7,87 a cada 100 kWh consumidos.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 AP no WhatsApp
De acordo com a concessionária, a mudança ocorre devido ao aumento da seca e queimadas em algumas regiões do país, o que causa a elevação do custo de geração da energia elétrica.
Ainda de acordo com a Aneel, a última vez que a bandeira vermelha entrou em vigência no estado foi em agosto de 2021. Houve uma sequência de bandeiras verdes desde abril de 2022, sendo interrompida apenas em julho deste ano, com o anúncio da bandeira amarela, em seguida da cor verde que retornou em agosto.
Sistema de bandeiras tarifárias
Esse sistema entrou em vigor desde 2015 e é utilizado mensalmente para demonstrar os custos reais de geração de eletricidade. Cada cor: verde, amarela ou vermelha, é definida pela Aneel a partir das condições de geração de energia.
O gerente de Relacionamento com o Cliente da CEA Equatorial, Jorgemiro Júnior, explica como funciona a bandeira tarifária e reforça a importância do uso adequado de energia no período.
“As bandeiras são acionadas de acordo com o cenário de geração de energia no país. E de um mês para o outro podemos ver a essa mudança escalonada ou não, como ocorreu agora quando saímos da verde para a vermelha patamar 2. Com essa classificação definida pela ANEEL, a distribuidora trabalha junto aos clientes com as orientações sobre uso consciente para que os impactos sejam minimizados na fatura. Pequenas mudanças no dia a dia podem fazer toda diferença”, destaca Jorgemiro.
Veja o plantão de últimas notícias do g1 Amapá
VÍDEOS com as notícias do Amapá:
Adicionar aos favoritos o Link permanente.