Alguns podem ir na máquina de lavar, outros devem apenas ser aspirados; orientações incluem checar a composição do produto e não deixar ele secando sob o sol. Como limpar travesseiros corretamente
Stockking/Freepik
Diferente dos colchões, travesseiros podem ser lavados com água e até colocados na máquina de lavar.
Mas isso depende do material de que eles são feitos e é necessário ficar bem atento à especificação da etiqueta do produto.
⛅ Também não se deve colocar o travesseiro para secar ao sol, por mais que sua família tenha esse costume.
Para saber como limpar de forma correta o travesseiro, leia as dicas abaixo. No fim da reportagem, veja produtos que podem auxiliar na limpeza, com preços desde R$ 35. Os valores foram consultados em setembro, nas principais lojas on-line.
✅Clique aqui para seguir o canal do Guia de Compras do g1 no WhatsApp
🫧 Quando pode ir na máquina
Se o travesseiro pode ou não ser lavado na máquina, vai depender do material. Márcio Rosa Trevisan, gerente comercial da Copel, exemplifica qual é a forma correta de limpar para cada tipo:
Espuma natural: feitos de látex. Podem ser lavados normalmente e depois secos na sombra.
Espumas sintéticas: não podem ser lavados, senão estragam. Costumam ser de poliuretano ou de visco – como aqueles “travesseiros da Nasa”.
Penas: só podem ser lavados a seco, em lavanderias, senão podem ficar com cheiro ruim.
🤔 Se não vai na máquina, o que fazer?
Se seu travesseiro for aquele de espumas sintéticas, como mencionado acima, o ideal é usar um aspirador em toda a sua superfície e então arejá-lo em um local protegido da luz do sol, de acordo com Lucas Gaiola, engenheiro químico da BF Colchões.
⚠️ Porém…
Antes de decidir molhar o travesseiro, é bom pensar em como você irá secá-lo depois.
“De preferência, o travesseiro só pode ser lavado em casa se tiver uma máquina de secar, para garantir que não vai ficar úmido. Se não, é melhor levar em lavanderia”, alerta a médica alergista Mayara Lorena.
Isso porque a parte interna do travesseiro é mais difícil de secar. A umidade excedente pode causar a proliferação de ácaros, animais microscópicos responsáveis por grande parte das doenças respiratórias no Brasil, como rinite e asma, e que gostam de lugares escuros, úmidos e quentes.
É por esse motivo que também não se recomenda secar o travesseiro ao sol. “O calor do sol não é suficiente para matar os ácaros dentro do travesseiro e pode fazer justamente o oposto, ajudando na sua proliferação”, afirma Mayara Lorena.
🛏️ Quando trocar
É sempre bom lembrar que, conforme as orientações da Associação Brasileira de Alergia e Imunologia (Asbai), o tempo de vida de um travesseiro não é muito longo: é recomendado trocar a cada um ou dois anos.
Para aumentar a vida útil, a Asbai sugere o uso de capas protetoras antiácaro desde o início.
Black+Decker apirador de pó vertical sem fio AV100
Mondial aspirador de pó vertical AP-36
Philco aspirador de pó vertical PAS1450C
Emma protetor de travesseiro
Trisoft protetor de travesseiro
Daune travesseiro de penas de ganso
Emma travesseiro Support
Ortobom kit 4 travesseiros de algodão Bonjour
Esta reportagem foi produzida com total independência editorial por nosso time de jornalistas e colaboradores especializados. Caso o leitor opte por adquirir algum produto a partir de links disponibilizados, a Globo poderá auferir receita por meio de parcerias comerciais. Esclarecemos que a Globo não possui qualquer controle ou responsabilidade acerca da eventual experiência de compra, mesmo que a partir dos links disponibilizados. Questionamentos ou reclamações em relação ao produto adquirido e/ou processo de compra, pagamento e entrega deverão ser direcionados diretamente ao lojista responsável.
Mulher viraliza ao ensinar como dobrar lençol de elástico com perfeição; g1 testou técnica