![](https://s2-g1.glbimg.com/o9bYdb-PeGcoFHGTu2hhwwCTRvQ=/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2024/8/n/mogOBWRMAAieEfKCaUbQ/design-sem-nome-2024-09-03t210445.390.jpg)
Embora pessoas com mais de 70 anos não sejam obrigadas a votar, muitas delas optam pelo direito de participar do processo eleitoral na cidade. Cresce número de idosos aptos a votar em São José do Rio Preto (SP)
Reprodução / TV TEM
Um levantamento divulgado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) apontou que o número de eleitores acima de 70 anos, aptos a votar, cresceu quase 30% nos últimos quatro anos, em São José do Rio Preto (SP). O balanço é referente ao ano 2024, em comparação com as eleições de 2020.
📲 Participe do canal do g1 Rio Preto e Araçatuba no WhatsApp
Em 2020, a cidade tinha 34.368 mil idosos com o título de eleitor regular, agora, são 43.840.
Embora essas pessoas não sejam obrigadas a votar, a participação delas na escolha dos candidatos é importante e impacta no direcionamento de políticas públicas voltadas para essa população.
Em entrevista à TV TEM, o cientista social, André Mattos, explica que isso acontece por conta de dois fatores:
“Primeiro um aumento da expectativa de vida. Dos anos 40 para cá, a gente tem um aumento de 30 anos na expectativa de vida media da população. O outro é a baixa na natalidade. Dos anos 80 para cá, nós temos a cada quinquênio baixas sequenciais na natalidade. Isso fez com que a pirâmide etária tivesse um estreitamento na sua parte de baixo entre os mais jovens, e um engrossamento na parte de cima. O que justifica ser um público maior, com o titulo de eleitor, acima dos 60, 65 anos“.
Cresce número de idosos aptos a votar em São José do Rio Preto (SP)
Reprodução / TV TEM
Izabel Suzuo Dias, de 80 anos, gosta de exercitar o pensamento crítico e a cada quatro anos faz questão de tirar o título de eleitor da gaveta. A estante cheia de livros diz muito sobre o interesse dela em buscar conhecimento.
“Se você quiser reclamar, falar alguma coisa, você tem que ao menos participar. Então, eu acho que é uma obrigação de todo mundo, já que tem esse direito.”
Izabel Suzuo Dias de 80 anos é eleitora em São José do Rio Preto (SP)
Reprodução / TV TEM
Nos últimos quatro anos, a Justiça Eleitoral tem investido em campanhas de incentivo à votação entre eleitores com mais de 70 anos. Entre as medidas para facilitar o acesso desse público às escolas está a implantação de mais seções eleitorais que atendam, não somente às pessoas com deficiência, mas também ao eleitorado com dificuldade motora ou alguma restrição de mobilidade.
“É importante que participe porque abre uma outra esfera de discussão das políticas públicas, que é a política pública a qualidade de vida para a manutenção, farmácias populares, acesso a medicamentos. Então, abre uma outra discussão que tem que ser feita e só dá para ser feita com participação efetiva”, explica o cientista social.
Maria Helena Rossi de 77 anos é eleitora em São José do Rio Preto (SP)
Reprodução / TV TEM
Aos 77 anos, Maria Helena Rossi é cheia de disposição e lucidez. A aposentada conta com orgulho que nunca faltou em nenhuma eleição e, neste ano, não vai ser diferente.
“Eu acho que, como cidadã brasileira, tenho capacidade para votar, ainda. Sei o que eu gosto e o que eu não gosto. Então, eu vou. Enquanto eu for capaz de pensar, de achar o que é melhor e o que não é melhor, eu vou votar. Não importa a idade.“
Nas eleições presidenciais, em 2022, eleitores com mais de 70 anos somavam 3,5 milhões de pessoas no Brasil; das quais 1,3 milhões foram às urnas, 38% a mais que em 2018.
Eleições 2024: Idosos estão entre o perfil dos eleitores na região
Veja mais notícias da região em g1 Rio Preto e Araçatuba.
VÍDEOS: confira as reportagens da TV TEM