Conheça os benefícios do e-commerce para as marcas de moda


Descubra como a Kímika ganhou destaque no mercado da moda investindo no e-commerce
Crédito: Divulgação
O Brasil é um dos maiores mercados consumidores de moda do planeta. Cerca de 23% dos brasileiros fazem compras pelo menos uma vez por mês e cerca de 8%, possuem o hábito de comprar semanalmente. De acordo com estimativas do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), no ano de 2023 foram comercializadas cerca de 6,55 bilhões de peças e um dado impossível de se desprezar: a maior parte dessas compras foram realizadas pela internet. Preços competitivos, comodidade de comprar de casa e entrega rápida foram fatores decisivos na hora do consumidor realizar suas compras.
O e-commerce, como é conhecido o comércio eletrônico, é uma modalidade de negócios onde produtos e serviços são disponibilizados para compra e venda através de canais digitais na internet. Dessa forma, o principal benefício do e-commerce é que todos os procedimentos envolvidos nas transações – da escolha do produto ao pagamento – são realizados de forma digital e somente a entrega é feita presencialmente. Esse modelo de negócios vem se expandindo e ganhando mais força à medida que a internet e os dispositivos de acesso se tornam mais acessíveis e populares.

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Novos hábitos de consumo também explicam a popularização dessa modalidade, uma vez que os benefícios do e-commerce no mercado varejista são imensos. Com as restrições durante a pandemia do Covid 19, boa parte das pessoas se viu impossibilitada de sair de casa a fim de evitar aglomerações. O consumidor buscou alternativas que atendessem suas necessidades com comodidade, agilidade e segurança.
Mesmo antes da pandemia, o comportamento de compra já havia sido impactado profundamente pela internet. O cliente assumiu um protagonismo nunca antes visto. Com os meios digitais, ele ganhou ferramentas importantíssimas que impactam no processo de decisão de compra. Ele pesquisa, compara lojas e preços, acessa catálogos, lê resenhas, assiste reviews, posta fotos e vídeos e compartilha opiniões em tempo real com outros consumidores ou com sua própria comunidade em redes sociais. E aí é que entram os benefícios do e-commerce: realizar as vendas de forma 100% online para o seu cliente.
Para o empreendedor, possuir um e-commerce significa uma oportunidade para ampliar seus canais de venda, expandindo seus negócios ao atrair novos públicos e, claro, aumentar o faturamento. Outro benefício do e-commerce é que com uma demanda menor de custos operacionais comparado a uma loja física tradicional, é possível ter um negócio com menor investimento e mais flexibilidade, impactando diretamente na precificação dos produtos e serviços.
De olho neste mercado que não para de crescer, a empresa de moda mineira Kímika busca investir maciçamente em seus canais digitais, que contam com redes sociais e loja virtual hospedada em seu site. De acordo com Rodrigo Rodrigues, CEO da Kímika, para se destacar num mercado onde marcas e plataformas disputam possíveis clientes de forma acirrada, é importante ter conhecimento de mercado e dos canais de aquisição. Outro ponto é a jornada de compra do consumidor.
“É preciso entender que cada cliente que entra em nosso site ou nas redes sociais buscando por uma roupa da marca é único, por isso focamos tanto em personalização. Com isso, conseguimos através da personalização, fazer recomendações cada vez mais assertivas nas suas compras. Precisamos gerar para o cliente uma experiência de compra memorável, onde ele saia satisfeito, fidelizado e seja um mensageiro de nossa marca nas suas redes sociais e no dia-a-dia.”
Envolva-se com a Kímika e vista a moda de uma marca que se preocupa com cada detalhe e valoriza toda experiência para que qualquer ocasião seja inesquecível!

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