Eixão do Lazer: manifestação pede respeito aos ambulantes e liberação do espaço para atividades culturais

Ato foi na tarde deste domingo (8), na altura da quadra 208 da Asa Norte. Protesto ocorreu uma semana após fiscalização retirar vendedores do local. Manifestação pede respeito aos ambulantes e liberação do espaço para atividades culturais
Uma manifestação tomou conta do Eixão do Lazer na tarde deste domingo (8). O ato foi na altura da quadra 208 da Asa Norte, em Brasília, uma semana após fiscalização da Secretaria de Estado de Proteção da Ordem Urbanística do Distrito Federal (DF Legal) retirar vendedores do local (saiba mais abaixo).
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 DF no WhatsApp.
Os manifestantes usaram faixas e caminharam pelo Eixão Norte pedindo respeito aos ambulantes e a liberação do espaço para atividades culturais (veja vídeo acima). O ato teve apresentações musicais e a participação de diversos artistas da cidade.
Após a fiscalização da semana passada, os comerciantes precisaram fazer um pré-cadastro no site do Departamento de Estrada e Rodagem do Distrito Federal (DER-DF) para ter liberação para trabalhar no Eixão do Lazer neste domingo.
O DER-DF informou que recebeu 717 pré-cadastros de comerciantes e, até o fim desta semana, 374 haviam sido efetivados.
O Departamento também determinou que para as atividades culturais, como shows, é preciso pedir autorização. Apenas algumas atrações foram liberadas pelo órgão para se apresentar neste domingo, como o Choro no Eixo.
Um decreto do governo do Distrito Federal, publicado na terça-feira (3), deu um prazo de 30 dias para o DER-DF elaborar o plano de uso e ocupação do Eixão do Lazer, com o que pode ou não ser vendido.
Retirada de ambulantes
DF Legal, PMDF e DER fazem fiscalização no Eixão do Lazer.
No domingo (1º), ambulantes foram retirados do Eixão do Lazer durante uma ação da Secretaria de Estado de Proteção da Ordem Urbanística do Distrito Federal (DF Legal).
O DER-DF declarou que recebeu “inúmeras reclamações (via Ouvidoria) de moradores que se sentiam incomodados pelo barulho e sujeira deixada pelos frequentadores” e, por isso, “viu por bem atuar – por meio da Gerência de Fiscalização de Faixas de Domínio – com o objetivo de ordenar o uso do Eixão do Lazer”.
À TV Globo, o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), também ressaltou as reclamações de moradores da Asa Norte sobre o uso dos espaços públicos do eixão aos domingos.
“Recebi muitas reclamações dos moradores da Asa Norte por conta do barulho e da bebedeira que se tornou o eixão norte. Não podemos deixar que se torne o eixão da cachaça. Vamos manter a fiscalização e organizar as atividades”, disse o chefe do Executivo local.
LEIA TAMBÉM:
EIXÃO DO LAZER: ambulantes podem fazer pré-cadastro para trabalhar no local; não há previsão para autorização
VÍDEO: Fiscalização retira vendedores ambulantes do Eixão do Lazer, em Brasília
Leia mais notícias sobre a região no g1 DF.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.