Vai chover em BH? Veja a previsão do tempo para a semana


Atuação de grande massa de ar seco e quente deixa tempo estável, com predomínio de sol, calor e baixos índices de umidade relativa do ar, em todo o estado. Vista aérea da Região Centro-Sul de Belo Horizonte
Raquel Freitas/TV Globo
A atuação de uma grande massa de ar seco e quente deixa o tempo estável em toda Minas Gerais durante a semana, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Por isso, a previsão indica predomínio de sol, calor e baixos índices de umidade relativa do ar na capital.
Em Belo Horizonte, os termômetros marcaram mínima de 16,7ºC no início da manhã. A máxima prevista para o período da tarde é de 32ºC, enquanto a umidade deve ficar em torno de 20%, o que é considerado estado de alerta — o ideal é acima de 60%, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS).
Nos próximos dias, as temperaturas podem variar entre 14ºC e 31ºC. Já o tempo será de céu claro com névoa seca. Não há previsão de chuva até a segunda quinzena de setembro (entenda abaixo).
Quando volta a chover em BH? Veja o que diz a previsão do tempo
Previsão do tempo para Belo Horizonte
Tempo seco
Nesta segunda, a capital mineira completou 143 dias consecutivos sem chuva, atingindo o segundo maior intervalo de estiagem desde 1961, quando as medições começaram. O recorde ainda é de 1963, ano em que a capital teve 198 dias de estiada.
A meteorologista Anete Fernandes, do Inmet, explica que setembro é um mês tipicamente seco, marcado pelo fim do inverno e o início da primavera. As pancadas de chuva costumam ocorrer só a partir da segunda quinzena, mas logo cessam e dão lugar a uma nova onda de calor.
“Nos últimos dez dias de setembro costuma ter onda de calor, época que tem as temperaturas mais elevadas. Antes dessa onda normalmente temos as primeiras pancadas, que ocorrem geralmente na segunda quinzena de setembro, de maneira bem isolada, depois de um longo período de seca e de um avanço de sistemas frontais”, explica.
Conforme a especialista, a previsão do tempo indica que, de setembro a novembro, Minas Gerais vai registrar chuvas abaixo da média. Por outro lado, as temperaturas devem ficar elevadas.
“Uma das situações é termos chuvas preferencialmente em formas de pancada e período maior de céu aberto, o que favorece as temperaturas acima da média. A outra é distribuição irregular da chuva ou atraso no período chuvoso”, afirma Anete.
Os vídeos mais vistos do g1 Minas:
Adicionar aos favoritos o Link permanente.