Prefeitura de Montes Claros realiza ação de combate ao mosquito Aedes aegypti na Vila Tupã nesta terça

Último Levantamento Rápido de Índices para o Aedes aegypti (LIRAa) mostrou que a Vila Tupã foi o bairro com maior índice de infestação, com 50%. A Prefeitura de Montes Claros realiza uma ação de combate aos focos do mosquito Aedes aegypti, que é responsável pela transmissão da dengue, zika e chikungunya, na Vila Tupã, nesta terça-feira (20).
O último Levantamento Rápido de Índices para o Aedes aegypti (LIRAa) mostrou que a Vila Tupã foi o bairro com maior índice de infestação, com 50%. O resultado geral do LIRAa foi de 3,6% o que coloca o município em uma situação de médio risco para transmissão de arbovirores. Conforme os parâmetros do Ministério da Saúde, o índice inferior a 1% é considerado de baixo risco, 1% a 3,9% médio risco e acima de 3,9% alto risco de infestação.
LEIA TAMBÉM
LIRAa aponta índice de infestação de 3,6% do mosquito Aedes aegypti em Montes Claros
A ação na Vila Tupã segue até o meio-dia e conta com com estande educativo para orientar a população sobre as medidas de controle do Aedes aegypti, palestra sobre as formas de transmissão, criadouros artificiais e o ciclo biológico do mosquito, além das adequações necessárias em ambientes propícios e controles alternativos para redução do índice de infestação.
Também são oferecidos outros serviços como aferição de pressão, teste de glicemia capilar, avaliação odontológica, vacinação,chamada nutricional, distribuição de mudas e orientações sobre preservação do meio ambiente, por parte da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SEMMA).
Veja as principais medidas de combate:
Providenciar limpeza periódica e vedamento dos tambores e tanques;
Limpar semanalmente os ralos e usar tela de malha fina;
Destinar o lixo para coleta pública;
Escoar a água dos pratos de planta;
Limpar e drenar calhas, lajes e piscinas.
Para denunciar focos do mosquito, o morador pode ligar para os telefones (38) 2211-4400 ou 0800-283-3330 (Disque-Dengue).
Vídeos do Norte, Centro e Noroeste de MG
Veja mais notícias da região em G1 Grande Minas.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.