Foram cumpridos oito mandados de busca e apreensão e cinco de sequestro de bens e valores em Janaúba, nesta quarta-feira (13). Mandados foram cumpridos em Janaúba
Polícia Federal/Divulgação
A Polícia Federal cumpriu oito mandados de busca e apreensão e cinco de sequestro de bens e valores em uma operação que apura crimes de associação criminosa e lavagem de dinheiro no contrabando de cigarros.
Segundo a PF, as investigações começaram em dezembro de 2020 após levantamentos policiais indicarem a atuação articulada de um grupo criminoso voltada para a distribuição de cigarros contrabandeados do Paraguai. Os mandados foram cumpridos em Janaúba, nesta quarta-feira (13).
“Os investigados, que possuem a base na cidade de Janaúba, fornecem cigarros para diversos clientes no Norte de Minas Gerais e Sul da Bahia. Os trabalhos policiais de análise de dados bancários e telemáticos demonstraram que o grupo movimentou milhões de reais em poucos anos e apresentou crescimento patrimonial não justificado”, informou a PF.
Os alvos dos mandados serão indiciados pelos crimes de associação criminosa e lavagem de dinheiro, cujas penas máximas somadas chegam a 18 anos de reclusão.
Operação Kapnos
Em novembro de 2023, a Polícia Federal realizou a operação Kapnos que possibilitou identificar a ligação entre os distribuidores e os envolvidos nos crimes.
Operação da PF apura crimes de associação criminosa e lavagem de dinheiro no contrabando de cigarros
Na época, as investigações revelaram que dois fornecedores de cargas de cigarros contrabandeados, um residente em São Paulo e um em Pratápolis (MG), e outras nove pessoas residentes nas cidades mineiras de Varzelândia, Janaúba e Lontra, atuavam na distribuição dos cigarros para a região Norte de Minas e Sul da Bahia, conforme noticiou o g1.
Foram cumpridos 12 mandados de busca e apreensão e 11 de sequestro de bens e valores.
📲 Clique aqui para seguir o canal do g1 Grande Minas no WhatsApp
Vídeos do Norte, Centro e Noroeste de MG
Veja mais notícias da região em g1 Vales de Minas Gerais.
Veja mais notícias da região em g1 Grande Minas.
Polícia Federal cumpre mandados em ação que investiga crimes de associação criminosa e lavagem de dinheiro no contrabando de cigarros
Adicionar aos favoritos o Link permanente.