A empresa Perseverancce lançou uma série de fotos inéditas de Marte. As imagens mostram a superfície do planeta com nitidez nunca vista antes, para deleite dos cientistas e amante do espaço.
As fotos são do robô enviado pela Perseverance em 2021. A nave tem o espaço de um carro pequeno e foi lançada para descobrir vestígios de vida no planeta.
Fotos e pedras azuis
Mas, desde então, a empresa provém as melhores fotos de Marte da história, cada vez mais nítida. Além de ter uma alta qualidade, as imagens foram “encaixadas” para formar um panorama geral – e uma visão bem ampla do solo. São 18 fotos ao todo.
E uma visão de “pedra azuis” espalhadas impressionou algumas pessoas online. Embora o monte de minerais coloridos chamou atenção, a verdade não é tão animadora: as pedras são azuis devido a um tratamento de imagem das fotos.
As pedras marcianas são, na verdade, acinzentadas. Porém, para um destaque contra o chão escuro, um tratamento de cor foi aplicado – as luzes destacadas deixaram as pedras azuladas. Veja uma foto com menos tratamento:
Pedras únicas, mesmo assim
Mesmo que a cor das pedras esteja longe do azul, elas não deixam de ser impressionantes. Não apenas por serem extraterrestres, mas pela constituição.
O lugar que as pedras foram encontradas foi batizada como homenagem a uma paisagem dos EUA, de montanhas e picos, chamada Atoko Point.
Em Marte, o ponto fica na cratera Jezero, quase no meio do Atoko Point. A maior parte da zona é feita de piroxenas, mineral encontrado em pedras diversas.