Partidos políticos e as federações têm de 20 de julho a 5 de agosto para realizar convenções, decidir sobre coligações e escolher candidatas e candidatos aos cargos. Urna eletrônica
Justiça Eleitoral
O primeiro turno das eleições municipais de 2024 para a escolha de vereadores e prefeitos acontece no 6 de outubro. Em Montes Claros, maior cidade do Norte de Minas, as movimentações em busca de apoio já acontecem entre os pré-candidatos.
De acordo com a Justiça Eleitoral, os partidos políticos e as federações têm de 20 de julho a 5 de agosto para realizar convenções, decidir sobre coligações e escolher candidatas e candidatos aos cargos. O pedido de registro da candidatura deve ser feito até 15 de agosto.
O g1 preparou uma lista com os pré-candidatos para a disputa pela prefeitura de Montes Claros, até o momento. Confira a lista (em ordem alfabética).
Délio Pinheiro (PDT)
Délio Pinheiro é pré-candidato pelo PDT
Arquivo pessoal
Natural de Porteirinha, Délio Pinheiro Neto é jornalista, escritor e palestrante. Atuou como repórter e apresentador na Inter TV Grande Minas por mais de 10 anos.
Em 2023, foi candidato a deputado federal pelo PDT e obteve 56.891 votos. Em abril deste ano, assumiu o cargo de deputado como suplente.
Fábio Máquinas (PMN)
Fábio Máquinas pré-candidato pelo PMN
Arquivo pessoal
Fábio Ferreira Durães, conhecido como Fábio Máquinas, tem 49 anos, é morador do bairro Delfino Magalhães e empresário do ramo da construção civil. Ele já foi presidente de associações de bairros e desenvolve projetos sociais em vários bairros da cidade.
Essa é a primeira vez que o empresário pretende pleitear um cargo político.
Guilherme Guimarães (União)
Guilherme Guimarães pré-candidato pelo União
Arquivo pessoal
Guilherme Guimarães é graduado em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Minas Gerais e Mestre em Saneamento e Meio Ambiente. Ele foi secretário de Infraestrutura na Prefeitura de Montes Claros entre 2017 e 2020. Atualmente, ocupa do cargo de vice-prefeito.
Maurício Sérgio (PL)
Maurício Sérgio pré-candidato pelo PL
Arquivo pessoal
Maurício Sérgio Sousa e Silva tem 49 anos e é bacharel em Direito. Ele ocupa o cargo de superintendente da Casa de Montes Claros desde o ano de 2014. Maurício foi lançado como pré-canditado pelo PL no mês de maio e esta é a primeira vez que pretende concorrer a um cargo político.
Paulo Guedes (PT)
Paulo Guedes é pré-candidato pelo PT
Arquivo pessoal
Paulo Guedes iniciou a carreira política no município de Manga onde ajudou a fundar o Partido dos Trabalhadores (PT) e foi vereador por três mandatos. Em 2003, assumiu a coordenação estadual do Departamento Nacional de Obras contra a Seca (DNOCS) e em 2006, foi eleito deputado estadual.
Em 2012, foi candidato a prefeito de Montes Claros e disputou o segundo turno obtendo 43,85% dos votos válidos. Desde 2019, o político ocupa o cargo de deputado federal.
Ruy Muniz (PSB)
Ruy Muniz é pré-candidato pelo PSB
Divulgação
Nascido em Montes Claros, Ruy Muniz é professor, médico, empresário e político. Ele foi vereador em 2004 e em 2006 se elegeu deputado estadual. Em 2008, Muniz candidatou a prefeito de Montes Claros, mas não foi eleito. Em 2010 se candidatou a deputado federal e ficou na quarta suplência.
Em 2012, foi eleito prefeito de Montes Claros no segundo turno com 56,13%. Em 2020, se candidatou ao mesmo cargo novamente.
✅Clique aqui para seguir o canal do g1 Grande Minas no WhatsApp
Vídeos do Norte, Centro e Noroeste de MG
Veja mais notícias da região em g1 Grande Minas.
Eleições 2024: veja quem são os pré-candidatos à prefeitura de Montes Claros
Adicionar aos favoritos o Link permanente.