Nas imagens feitas por um funcionário da fazenda San Francisco, em Miranda (MS), é possível ver o animal ofegante após passar por uma ponte. Filhote de onça-pintada foge de fogo do Pantanal após mãe se salvar
Um filhote de onça-pintada foi visto fugindo do fogo que consome o Pantanal após a mãe e um outros filhote conseguirem se salvar das chamas. Os animais estavam na área da fazenda San Francisco, em Miranda (MS), e fugiram para uma área preservada. Veja o vídeo acima.
Nas imagens feitas por um funcionário que ajudava no combate ao fogo da fazenda, é possível ver a onça ofegante após passar pela ponte e sair da área de incêndio.
“Nessa imagem tem um filhote de onça-pintada de uma das fêmeas que tá na fazenda com dois filhotes. Essa fêmea anda bastante pela trilha e com fogo que chegou na área que eles estão, a fêmea já tinha conseguido sair. Ela atravessou o canal que tem um pouco acima da onde foi gravado esse vídeo e o filhote, um deles, saiu por essa ponte que atravessa o canal”, contou o coordenador do Projeto Jaguatirica, Henrique Projero.
LEIA +
Mudanças climáticas intensificam em 40% incêndios florestais no Pantanal
Pantanal tem o pior junho de toda série histórica do Inpe
Incêndios disparam mais de 1000% e bacia do rio Paraguai tem seca recorde
Animal foi visto ofegante após fugir de fogo
Redes sociais
Apesar de definida pelos funcionários da fazenda como “uma imagem terrivelmente forte e desesperadora”, o final da história é feliz. Henrique contou ao g1 que logo em seguida que o vídeo foi gravado o filhote de onça conseguiu se encontrar com a mãe e o outro filhote, em uma área que está sendo preservada pelos brigadistas.
“Os três conseguiram escapar para uma área natural que está intacta, onde o pessoal estava trabalhando para evitar o fogo passar. É uma notícia boa. Um lobinho que é monitorado pelo colar, também foi visto perto das moradias, então é um outro bicho que a gente teve notícia que escapou. Mas fora isso, ainda não da para saber o impacto geral que teve na fauna”, explicou.
Veja vídeos de Mato Grosso do Sul: