Cliente de banco aciona a polícia após ver mulher chamando estagiária de ‘macaca’ durante atendimento


Caso aconteceu na quarta-feira (7), em Ribeirão Preto (SP). Shirley Bezerra Borges, de 55 anos, chegou a ser presa em flagrante e vai responder pelo crime de injúria racial. Shirley Bezerra Borges, de 55 anos, foi presa em flagrante após ofender funcionária de banco em Ribeirão Preto, SP
Arquivo pessoal
Uma mulher que aguardava por atendimento em uma agência bancária em Ribeirão Preto (SP) acionou a polícia após presenciar uma outra cliente ofendendo uma funcionária. O caso aconteceu na tarde quarta-feira (7), em uma agência no Centro da cidade.
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Segundo Luciana dos Santos, a agressora teria se irritado com a demora no atendimento e chamou a atendente de “macaca”. A vítima, de 19 anos, é estagiária do banco.
“Eu estava sentada esperando atendimento quando ouvi essa senhora chamando a estagiária e falou ‘eu estava falando com essa macaca’. Quando ela falou ‘eu estava falando com essa macaca’ eu olhei e quando eu olhei, ela ainda fez um afirmativo com o gerente na mesa dele e falou ‘e não é uma macaca?’. Foi aonde que eu interferi, levantei de onde eu estava, cheguei até a mesa do gerente e falei o que ela pensava, quem ela era, aí ela foi levantando da mesa, foi saindo e eu falei ‘a senhora não vai sair de dentro da agência, a senhora vai esperar a viatura chegar”.
Luciana dos Santos chamou a polícia após presenciar cliente de banco chamando funcionária de ‘macaca’ em Ribeirão Preto, SP
Cacá Trovó/EPTV
Shirley Bezerra Borges foi encaminhada por policiais para uma delegacia e um boletim de ocorrência foi registrado pelo crime de injúria racial. O caso vai ser investigado.
A mulher passou por audiência de custódia nesta quinta-feira (8) e foi liberada sob a condição de não deixar a cidade por mais de 15 dias e se apresentar mensalmente à Justiça.
A EPTV, afiliada da TV Globo, tentou contato com ela, mas não obteve retorno até a publicação desta reportagem.
Procurado pelo g1, o Banco Mercantil disse, por meio de nota, que lamenta o fato e que prestou toda assistência necessária, tendo acompanhando a funcionária até a delegacia.
O banco também afirmou que repudia qualquer tipo de discriminação e que permanece à disposição das autoridades para esclarecimentos sobre o caso.
“O banco segue comprometido em manter um ambiente seguro e respeitoso para todos os colaboradores e clientes, investindo constantemente em campanhas relacionadas à diversidade e inclusão”.
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