![](https://s2-g1.glbimg.com/xteV0hkwWDKd3HMqLUoH_4kyei0=/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2024/S/n/PZ6zcLTAKVqIHnIxlyQg/imag0015.jpg)
Fósseis foram descobertos em Lagoa Santa, na Grande BH, pelo naturalista dinamarquês Peter Lund em 1845. Professor da UFMG defende que acervo com mais de 12 mil peças volte ao Brasil. Fósseis pré-históricos encontrados em Lagoa Santa, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, ainda estão enrolados em jornais de 1845, ano em que foram despachados para o Museu de História Naturtal da Dinamarca, pelo naturalista dinamarquês Peter Lund.
A afirmação é do vice-presidente do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia e Pesquisa em História Natural, Patrimônio Cultural, Artes, Sustentabilidade e Território, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Luiz Antônio Cruz Souza.
No podcast Gerais no g1, ele contou à jornalista Liliana Junger que o acervo com mais de 12 mil peças ainda carece de estudos. De acordo com ele, este material deve retornar ao Brasil para ser melhor investigado. Ele esteve no museu e viu todo o material de perto.
“Há peças enroladas em jornais do século XIX. A própria forma como ele (Lund) armazenou os ossos já é um acervo histórico também. É preciso repatriar porque é algo que saiu do nosso solo. Mas de forma correta, por meio de diplomacia”, explicou Luiz Antônio .
Um dos crânios humanos que faz parte da coleção que está no Museu de História Natural da Dinamarca.
Acervo do Centro de Arqueologia Annette Laming Emperaire
O retorno deste acervo ganhou força após um manto Tupinambá do século XVI ter sido devolvido pelo mesmo museu dinamarquês ao Museu Nacional, no Rio de Janeiro.
Há também uma disputa entre os dois países pelos 82 ossos pré-históricos encontrados por Lund e que estão em Lagoa Santa. (leia mais abaixo)
O local faz parte de uma importante área para a arqueologia nacional.
Perto dali, em Pedro Leopoldo, foi encontrado o fóssil humano mais antigo das Américas, a Luzia.
Essa descoberta aconteceu 50 anos atrás, tempos depois da expedição de Lund.
Mapa sobre as descobertas arqueológicas em Minas Gerais
arte/g1
Entenda disputa
Em 2012, o Museu de História Natural da Dinamarca cedeu 82 fósseis para a inauguração do Museu Peter Lund, em 2012. O prazo de empréstimo era de três anos e já se passaram mais de dez.
Há seis meses, a Dinamarca manifestou interesse em pegar os fósseis de volta, mas ainda não houve resposta para este pedido. Há quem defenda o retorno do acervo e há quem determine a permanência deles no Brasil.
Professor Luiz Antônio Cruz, no Museu de História Natural da Dinamarca, ao lado das caixas com a coleção de fósseis de Peter Lund.
Arquivo Pessoal
O que dizem a prefeitura e o governo estadual
Fósseis descobertos por Peter Lund, em Lagoa Santa, na Grande BH.
Pedro Cunha/G1
Na época em que ocorreu o empréstimo, a Prefeitura de Lagoa Santa ficou responsável pelo acervo. Porém, o município informou ao g1 que os fósseis estão sob a guarda do Instituto Estadual de Florestas, e o destino do material é de responsabilidade da Casa Civil do Governo do Estado de Minas Gerais.
A prefeitura disse também que o assunto não é da jurisdição do município, já que o museu é gerido pela iniciativa privada e está sob o controle do estado.
O governo do estado disse que o acordo foi firmado inicialmente entre Museu Real da Dinamarca e Prefeitura de Lagoa Santa, sendo o Instituto Estadual de Florestas (IEF) beneficiário extra, fornecendo o espaço para os fósseis. Esse contrato venceu em 2020, e a prefeitura informou que não possuía interesse na renovação.
Por considerar a relevância dos fósseis, que representam um patrimônio histórico e científico inestimável, o IEF tem garantido a proteção.
A Secretaria da Casa Civil disse que passou a atuar diretamente nas discussões e está em diálogo com Museu da Dinamarca.
O Museu de História Natural da Dinamarca disse que parte da equipe está de férias e que deve responder aos questionamentos assim que os profissionais retornarem.
Ossos coletados por Peter Lund, no século XIX, em Lagoa Santa.
TV Globo
Confira alguns ossos pré-históricos expostos no Museu Peter Lund
Ouça ao Gerais no g1
Você pode ouvir o Gerais no g1, no GloboPlay, no Spotify, no Google Podcasts, no Apple Podcasts, no Deezer, na Amazon Music, no iHeart ou na sua plataforma de áudio preferida.
🎧 Assine e siga o podcast, para ser avisado sempre que tiver novo episódio
Museu Peter Lund é inaugurado em Lagoa Santa
Vídeos mais assistidos do g1 Minas