Secretário de Saúde de MG fala sobre a falta de atendimento pediátrico em Montes Claros


Fábio Baccheretti comentou ainda sobre a morte do bebê de pouco mais de três meses por bronquiolite. Foto mostra atendimento em criança
Breno Esaki/Agência Saúde do DF
O secretário estadual de Saúde, falou sobre a falta de atendimento pediátrico em Montes Claros (veja vídeo no fim da reportagem) durante entrevista ao MG1. A situação vem sendo mostrada com frequência nos jornais da Inter TV.
Baccheretti afirmou que esse tipo de profissional está em falta em todo o país e ainda comentou sobre os atendimentos de crianças feitos por clínicos gerais por ausência de pediatras.
“Obviamente que o ideal é termos um pediatra de referência, mas vamos lembrar, o médico quando se forma ele é capaz de fazer qualquer atendimento, ele tem que ser capacitado para isso. A falta de pediatria é comum no setor privado, na saúde suplementar. Nós temos que treinar todos os médicos de urgência e emergência para fazer o primeiro atendimento, mas temos que combater esse problema crônico da falta de pediatra, a gente vem cobrando do Ministério da Saúde a ampliação da residência médica em pediatria, pensando a médio e longo prazo, para que a gente consiga ter o número de pediatras suficiente.”
Falta de pediatras dificulta a realização de atendimentos especializado em Montes Claros
Representantes do município e vereadores discutem a falta de pediatras em Montes Claros
Bebê de 3 meses morre depois de buscar atendimento em unidades de saúde em Montes Claros
Santa Casa confirma dificuldades para contratar pediatras
HU, em Montes Claros, confirma falta de pediatra nos próximos dias
Problema de falta de pediatras se arrasta em Montes Claros e pais ficam apreensivos
Verba para o HU
Baccheretti anunciou a destinação de recursos para o Hospital Universitário Clemente de Faria, que por algumas vezes divulgou informes sobre a vacância de pediatras durante vários dias. A unidade é a única 100% SUS da maior cidade do Norte de MG.
“Nós vamos fazer um convênio de R$ 2 milhões para que o Hospital Universitário Clemente de Faria volte a atender na sua totalidade, especialmente a pediatria. […] com o fim da emergência da pandemia, o grande problema do hospital é que eles tiveram que desfazer de vários contratos temporários, então junto com o município nós conseguiremos prover os profissionais temporários para que a curto prazo a gente volte a ter esse serviço importante.”
Leitos
O secretário também falou sobre a quantidade de leitos pediátricos disponíveis. Montes Claros conta com cinco instituições credenciadas para atendimento pediátrico, a última foi o Hospital das Clínicas Doutor Mário Ribeiro da Silveira. Além das demandas próprias, o município é referência para outras 104 localidades. Na maior cidade do Norte de MG, estão disponíveis 78 leitos pediátricos SUS.
“Liberamos um recurso de resolução e Montes Claros vai ter mais 10 novos leitos de UTI pediátrica no Mário Ribeiro, estamos na fase final para repassar o recurso para a ampliação dos leitos de UTI pediátrica.”
Morte de bebê
Por fim, o secretário comentou sobre o bebê que morreu por bronquiolite com pouco mais de três meses de vida. Os pais alegam que ele faleceu por não ter recebido o atendimento necessário e dizem ainda que o filho passou por consultas em unidades básicas de saúde. Sem melhora, a família decidiu buscar pelos hospitais da cidade.
“Nós estamos acompanhando para ver se houve algum erro na assistência dessa criança. A bronquiolite gera sintomas muito claros dentro da análise clínica. Como médico, já fiz diagnóstico de bronquiolite trabalhando na urgência e emergência. Temos que avaliar esse caso pontual para que isso não se repita, temos que dar o diagnostico inicial e ficarmos atentos aos sinais de gravidade.”
Secretário estadual de Saúde fala sobre a falta de pediatras em Montes Claros
Vídeos do Norte, Centro e Noroeste de MG
Veja mais notícias da região em g1 Grande Minas.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.