Operação da Polícia Federal combate extração ilegal de minério em Riacho dos Machados


Denominada de Gusa, a ação cumpriu mandado de busca e apreensão em Marabá, no Pará. A ordem judicial foi expedida pela comarca de Janaúba. Policiais durante operação Gusa
Polícia Federal
A Polícia Federal realizou uma operação para combater extração ilegal de minério na zona rural de Riacho dos Machados nesta quinta-feira (6). Denominada de Gusa, a ação cumpriu mandado de busca e apreensão em Marabá, no Pará. A ordem judicial foi expedida pela comarca de Janaúba.
Segundo informações da PF, a investigação começou após fiscalização realizada por órgãos ambientais.
“Em outubro de 2022 foi apreendida grande quantidade de minério extraído ilegalmente na região. No início do ano de 2023 os investigados empreenderam grande esforço para furtar o minério já apreendido. A região do norte de Minas Gerais tem sido alvo de diversos grupos criminosos operando na extração, transporte e comércio ilegal de minério.”
A PF ainda acrescentou que os envolvidos nas operações ilegais “dispõem de complexa e robusta estrutura, tais como carretas, tratores e máquinas de grande porte.”
Conforme a PF, as pessoas físicas e jurídicas envolvidas podem responder pelos crimes de usurpação de bens da União e por furto qualificado, as penas chegam a 13 anos de reclusão.
Vídeos do Norte, Centro e Noroeste de MG
Veja mais notícias da região em g1 Grande Minas.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.