Testemunha de queda de avião com 62 pessoas a bordo diz que viu aeronave ‘em pirueta’; vídeo


Aeronave turboélice caiu no quintal de uma casa e não atingiu pessoas. Avião seguia de Cascavel (PR) para Guarulhos (SP). Testemunha relata como foi queda de avião em Vinhedo, SP
Um advogado que possui escritório ao lado do condomínio onde caiu um avião com 62 pessoas a bordo na tarde desta sexta-feira (9), em Vinhedo (SP), relatou que viu a aeronave “em pirueta”.
“Meu escritório de advocacia é aqui ao lado. Estávamos em uma reunião, ouvimos um barulho e rapidamente saímos, porque é muito próximo, [e vimos] o avião em pirueta”, explicou.
A Prefeitura de Vinhedo informou que ninguém sobreviveu à queda do avião. A aeronave saiu de Cascavel (PR) com 62 pessoas a bordo e seguiria para Guarulhos (SP).
A aeronave turboélice atingiu o quintal de uma casa, segundo o secretário de Segurança do município, Osmir Cruz. O titular da pasta afirmou ainda que os moradores estavam na residência no momento do acidente e não se feriram.
Segundo a Voepass Linhas Aéreas, antiga Passaredo, companhia aérea dona da aeronave, trata-se de um turboélice de passageiros, modelo ATR-72.
Arte mostra como era o modelo do avião que caiu em Vinhedo
Arte g1
“A VOEPASS acionou todos os meios para apoiar os envolvidos. Não há ainda confirmação de como ocorreu o acidente e nem da situação atual das pessoas que estavam a bordo”, informou a companhia.
Já o governo de São Paulo diz que enviou reforços ao local. “A Superintendência da Polícia Técnico-Científica (SPTC), a Polícia Civil e Militar estão mobilizadas no resgate das vítimas. Equipes do Instituto Médico Legal (IML) e os responsáveis pelo recolhimento de corpos também foram encaminhadas para reforço nos trabalhos”, informou o governo de SP.
Segundo a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáutos (Cenipa) vai apurar a causa do acidente.
“A Anac lamenta profundamente o acidente com a aeronave da Voepass nesta sexta-feira, 9 de agosto, e presta solidariedade aos familiares e amigos das vítimas. A Anac está monitorando a prestação do atendimento às vítimas e seus familiares pela empresa, bem como adotando as providências necessárias para averiguação da situação da aeronave e dos tripulantes. A Agência acompanha os desdobramentos das investigações do Cenipa”, comunicou a agência.
Vídeo mostra queda de avião em Vinhedo

A Força Aérea Brasileira informou que investigadores do Quarto Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA IV), órgão regional do Cenipa, localizados em São Paulo, já estão a caminho para realizar a “Ação Inicial da ocorrência”.
Segundo o governo de São Paulo, o governador Tarcísio de Freitas, que estava em Vitória (ES) para reuniões do Consórcio de Integração Sul e Sudeste (Cosud), “está retornando para o estado de São Paulo e vai para o município de Vinhedo acompanhar os trabalhos das equipes”.
LEIA TAMBÉM:
Avião que caiu em Vinhedo (SP) saiu de Cascavel (PR) e ia para Guarulhos
ATR-72 é uma aeronave usada em rotas regionais; ficha técnica
Aeroporto de Cascavel faz operação de emergência para tentar contato com famílias de possíveis vítimas
Avião cai no interior de SP: estol é uma das possibilidades para queda, apontam especialistas; entenda
Lula pede um minuto de silêncio ao lamentar queda de avião em Vinhedo, no interior de SP
Imagem do Globocop mostra local da queda de avião em Vinhedo (SP)
TV Globo
A Polícia Militar informou à EPTV que recebeu o chamado às 13h28 na rua João Edueta, próximo a rodovia Miguel Melhado de Campos (SP-324), e enviou equipes ao local. Equipes do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil também se mobilizaram.
Nota FAB
A Força Aérea Brasileira (FAB) informa que, por meio do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA), foi acionada para atuar na ocorrência da queda da aeronave da Passaredo, de matrícula PTB 2283, registrada na tarde desta sexta-feira (09/08), em Vinhedo (SP).
Investigadores do CENIPA e do Quarto Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA IV), órgão regional do Centro, localizados em São Paulo, já estão a caminho para realizar a Ação Inicial da ocorrência.
Nota companhia aérea
A VOEPASS Linhas Aéreas informa a ocorrência de um acidente envolvendo o voo 2283- avião PS – VPB, nesta terça-feira, dia 09 de agosto, na região de Vinhedo/SP. A aeronave decolou de Cascavel/PR com destino ao Aeroporto de Guarulhos, com 58 passageiros e 4 tripulantes a bordo.
A VOEPASS acionou todos os meios para apoiar os envolvidos. Não há ainda confirmação de como ocorreu o acidente e nem da situação atual das pessoas que estavam a bordo.
A Companhia está prestando, pelo telefone 0800 9419712, disponível 24h, informações a todos os seus passageiros, familiares e colaboradores.
Foto mostra local da queda em Vinhedo
Claudia Vitorino/ Arquivo pessoal
Nota aeroporto de Cascavel
A gestão do Aeroporto Regional de Cascavel informa que aguarda informações da companhia aérea Passaredo que, no momento, é o único órgão que detém informações oficiais.
Uma operação padrão de emergência regida pela equipe do Aeroporto está em curso para entrar em contato com as famílias de possíveis vítimas.
A aeronave que saiu do Aeroporto Regional de Cascavel com destino a Guarulhos, caiu cidade de Vinhedo, São Paulo, na tarde desta sexta-feira (9).
Imagem mostra local da queda de avião em Vinhedo
Arquivo pessoal
Acidente de avião em Vinhedo
Breno Loschi/Arquivo pessoal
A reportagem está em atualização.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.