![](https://s2-g1.glbimg.com/bN9jpwwiU_dLfPxGIFeThMGNYOw=/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2024/e/K/OYgiXVQhuml0YyMRyNZg/equipe-multidisciplinar-do-servico-de-hemodinamica-do-hospital-de-alta-complexidade-unimed-unidade-primavera.jpeg)
O procedimento foi realizado pela equipe do Serviço de Hemodinâmica do Hospital de Alta Complexidade Unimed – Unidade Primavera. Equipe multidisciplinar do Serviço de Hemodinâmica do Hospital de Alta Complexidade Unimed – Unidade Primavera.
Unimed Teresina
A equipe do Serviço de Hemodinâmica do Hospital de Alta Complexidade Unimed – Unidade Primavera realizou um procedimento cardíaco inédito no Piauí.
A cirurgia de Fechamento Percutâneo Leak Paravalvar Mitral, aconteceu no último sábado, dia 23/11, e foi conduzida pelo médico cardiologista e cooperado Unimed Teresina, Dr. Antenor Lages Fortes Portela (CRM-PI 1390).
Devido à sua complexidade, o procedimento teve duração de 5 horas, realizada no Laboratório de Hemodinâmica, e contou com a participação da equipe multidisciplinar da Unimed Teresina e profissionais dos estados de São Paulo e Paraná.
“Normalmente, teríamos que realizar este procedimento com a abertura do tórax do paciente, em uma cirurgia invasiva, com risco importante e necessidade de internação em UTI por dias. Já neste procedimento inédito, fizemos apenas cortes milimétricos na virilha do paciente, por onde introduzimos um cateter que levou o plug até o coração, ou seja, muito menos invasivo”, explicou o cardiologista Dr. Antenor Lages.
O objetivo principal do tratamento percutâneo de leak paravalvar é corrigir o vazamento ao redor da prótese valvar, restaurando a função normal da válvula e evitando complicações como insuficiência Cardíaca e Hemólise. A realização do procedimento confirma a competência da equipe do Sistema Unimed na prestação de serviços inovadores e de alta complexidade para a população piauiense.