Nem na geladeira, nem na fruteira: o local ideal para guardar as nozes e evitar que amoleçam

As nozes são um dos alimentos mais recomendados pelos especialistas para manter a dieta saudável e equilibrada, mas para manter o frescor e o sabor por mais tempo, é essencial guardar as nozes corretamente.
Quando as compramos, muitas vezes recorremos a deixá-las no mesmo saco em que são vendidas ou mantê-las na geladeira, embora nenhuma dessas opções seja recomendada.
A maneira ideal de guardar as nozes é mantê-las em um local fresco, seco e escuro, como um armário ou despensa.

Guardar as nozes não é recomendado porque elas podem absorver umidade ou sofrer uma mudança na textura – Foto: Freepik/ND
Assim, as nozes ficarão protegidas do ar, umidade, o que só ajuda a preservar seu frescor por um período mais longo. Se as nozes estiverem com casca, elas podem durar ainda mais. A casca atua como uma barreira natural contra a deterioração.
Por que não guardar as nozes na geladeira?
Embora algumas pessoas optem por guardar as nozes na geladeira, esse nem sempre é o melhor método. As nozes contêm gorduras saudáveis que são suscetíveis a mudanças de umidade e temperatura.
Quando elas são mantidas na geladeira, especialmente se não estiverem bem fechadas, as nozes podem absorver umidade ou sofrer uma mudança na textura, afetando seu sabor e frescor.
Nozes da macadâmia, originária da Austrália, Havaí, Brasil e Indonésia, tem ganhado fama como aliadas em dietas saudáveis – Foto: Canva/Divulgação/ND
A refrigeração pode fazer com que as nozes fiquem rançosas mais rapidamente devido ao processo de oxidação.
Evite deixar as nozes ao ar livre
Deixar as nozes expostas ao ar livre também não é recomendado. Luz e calor podem acelerar o processo de oxidação das nozes, o que faz com que elas fiquem rançosas. O ar pode fazer com que elas percam o frescor e o sabor.
Para armazenamento de longo prazo, você também pode congelá-las, o que ajudará a preservá-las por vários meses sem perder o sabor e o valor nutricional.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.