André Luiz da Silva morreu no Hospital Geral de Palmas (HGP). Ele foi nomeado o “rei do chambari” pelo repórter Ernesto Paglia, durante uma visita na cidade, e pela apresentadora Ana Maria Braga. André do Chambari, como era conhecido, morreu nesta segunda-feira (2)
Arquivo pessoal
Morreu o culinário André Luiz da Silva, considerado o “rei do chambari”, em Paraíso do Tocantins. O empresário era um ícone da culinária tocantinense no município e embaixador do prato que levou o município à gastronomia nacional.
📱 Participe do canal do g1 TO no WhatsApp e receba as notícias no celular.
André do Chambari, como era conhecido, morreu nesta segunda-feira (2), após ser internado no Hospital Geral de Palmas (HGP). A causa da morte não foi informada.
A Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) confirmou nesta terça-feira (3) a morte de André, mas disse que não pode detalhar a causa do óbito, por se tratar de informações confidenciais à família. A secretaria destaca que lamenta e se solidariza com familiares e amigos (veja nota completa no fim da íntegra).
O prefeito de Paraíso do Tocantins, Celso Morais (MDB), lamentou por meio de nota de pesar, publicada nas redes sociais, a morte do André do Chambari, além de se solidarizar com familiares e amigos (veja nota completa abaixo).
Ele foi reconhecido depois de uma visita do repórter Ernesto Paglia da Rede Globo, através do quadro “JN NO AR”, que na época explorava realidades típicas do interior do Brasil.
Ao chegar à cidade, Ernesto Paglia soube da existência do chambari de Paraíso e quis provar um dos maiores pratos típicos da região, chegando a afirmar que foi um dos melhores pratos que ele saboreou.
A iguaria era preparada na barraca de André Luiz, um quiosque que ficava próximo às margens da BR-153. O cozinheiro também participou de outros programas da televisão, como o “Mais Você”, no qual a apresentadora Ana Maria Braga considerou o prato uma delícia.
Durante uma reportagem ao Jornal do Tocantins, em 2012, o André do Chambari ensinou como era preparado o prato culinário: “O chambari é comprar as peças de carnes, desossá-lo e temperar com cebola, pimenta-do-reino, colorau e colocar para cozinhar, o segredo é esse. E na hora de provar pode acrescentar limão, farinha, frango e o pessoal já quer é cedo, 6h30 tem que comer o chambari”.
Nota da SES
A Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) informa que o paciente André Luiza da Silva esteve internado no Hospital Geral de Palmas (HGP) e mesmo com todos os esforços e cuidados da equipe multiprofissional, foi a óbito na segunda-feira, 02 de dezembro, motivo pelo qual a Pasta lamenta e se solidariza com familiares e amigos, neste momento de dor irreparável.
A SES-TO destaca que no sistema de vigilância em saúde não consta solicitação de exames para diagnóstico de leishmaniose visceral no referido paciente, o que seria protocolo em casos de suspeitas de Calazar e a Pasta não pode detalhar a causa do óbito, por se tratar de informações do prontuário, documento confidencial à família.
Nota de pesar
É com grande tristeza que recebemos a notícia do falecimento de André Luiz da Silva (conhecido como Rei do chambari). Neste momento de dor, nos solidarizamos com todos os familiares e amigos, desejando que encontrem conforto e força para superar essa perda irreparável.
Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.