Sarcófago do ‘verdadeiro Papai Noel’ pode ter sido descoberto na Turquia; entenda

O sarcófago de calcário mede 1,80 m de comprimento e cerca de 1,50 m de profundidadeReprodução/DHA

Durante escavações em Demre — antiga Mira —, na Turquia, arqueólogos descobriram um sarcófago que pode pertencer a São Nicolau — o santo cristão que inspirou o Papai Noel. Pesquisadores descobriram o túmulo em um anexo de dois andares da igreja que homenageia o santo, construída no século VII.

São Nicolau foi um bispo, no século IV, na cidade mediterrânea de Mira. O sarcófago de calcário mede 1,80 m de comprimento e cerca de 1,50 m de profundidade, tem uma tampa inclinada e foi enterrado a cerca de 1,80 m de profundidade, de acordo com o portal Heritage Daily. 

“Nossa maior esperança é encontrar uma inscrição no sarcófago. Isso ajudaria a esclarecer o conteúdo do enterro e nos permitiria determinar o período exato de que ele data”, disse Ebru Fatma Findik, da Hatay Mustafa Kemal University, instituição por trás da descoberta.

Mais detalhes devem surgir à medida que a escavação continua, de acordo com os arqueólogos do Ministério da Cultura e Turismo da Turquia. 

O que diz a história?

O santo foi enterrado na igreja onde administrava seu ministério, Na época, o local pertencia à cidade portuária grega de Mira, na Ásia Menor. Centenas de anos após sua morte, ele ganhou popularidade e o imperador bizantino Teodósio II decidiu construir uma grande igreja em sua homenagem no mesmo local.

Acredita-se que os ossos de São Nicolau estejam em Veneza desde depois da Primeira Cruzada, que começou em 1096. Eles supostamente foram retirados de uma igreja em Bari, na Itália, depois de terem sido transferidos de Mira em algum momento da história não especificado, de acordo com o Heritage Daily.

Uma inspeção de 1953 dos ossos encontrados em Bari e Veneza confirmou que eles eram do mesmo indivíduo, mas não está claro se essa pessoa é São Nicolau. 

Quem foi São Nicolau

São Nicolau (280 – 350 d.C.) foi um bispo cristão primitivo de origem grega, natural de Mira, muito admirado por sua piedade e gentileza. De acordo com as histórias, ele doou toda a riqueza que havia herdado e viajou pelo campo ajudando os pobres e doentes. 

Dizem que ele era um doador de presentes. Hoje, é considerado o santo padroeiro das crianças, dos comerciantes e dos ladrões arrependidos. Mais tarde, sua generosidade inspirou a figura do Papai Noel.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.