![](https://s2-g1.glbimg.com/UAaZbkTFfsF4srDEzSom7dcxycc=/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2024/c/Q/Xg24zATRmc62PnBRKqbw/ailton-krenak-e-ativista-indigena-dos-direitos-humanos-e-autor-de-livros-textos-e-artigos-publicados-em-coletaneas-no-brasil-e-exterior-foto-divulgacao-.jpg)
Krenak participa do Festival no dia 31/8, ao lado de Itamar Vieira Junior e Eliana Alves Cruz Uma das vozes mais influentes e respeitadas no cenário literário e indígena do Brasil, o escritor e ativista Aílton Krenak é o Autor Homenageado da segunda edição do Festival Literário Internacional de Paracatu – Fliparacatu. O Festival, que neste ano acontece entre os dias 28 de agosto a 1.º de setembro de 2024, no Centro Histórico da cidade, celebra a cultura como um todo – sobretudo a literatura – juntamente a escritores e escritoras de diferentes partes do Brasil e do mundo.
Ailton Krenak é ativista indígena dos direitos humanos e autor de livros, textos e artigos publicados em coletâneas no Brasil e exterior
Divulgação
Ailton Krenak nasceu em 1953. Ativista do movimento socioambiental e de defesa dos direitos indígenas, organizou a Aliança dos Povos da Floresta, que reúne comunidades ribeirinhas e indígenas na Amazônia. Seus livros “Ideias para adiar o fim do mundo” e “A vida não é útil”, ambos lançados pela editora Companhia das Letras, foram publicados em mais de dez territórios. É comendador da Ordem de Mérito Cultural da Presidência da República e doutor honoris causa pela Universidade Federal de Minas Gerais e pela Universidade Federal de Juiz de Fora. É o oitavo ocupante da cadeira n.º 5 da Academia Brasileira de Letras (ABL), eleito em 5 de outubro de 2023, na sucessão de José Murilo de Carvalho. Foi recebido em 5 de abril de 2024 pela Acadêmica Heloisa Teixeira. Também ocupa a cadeira de número 24 da Academia Mineira de Letras, sendo o 5.º sucessor, passando a ocupar o posto que antes era de Eduardo Almeida Reis.