Suspeito de assassinar CEO da UnitedHealth foi identificado, diz prefeito de NY

Câmeras de segurança flagraram criminoso sem cobrir o rosto sorrindo para atendenteAFP

Autoridades americanas identificaram o homem suspeito de matar o executivo da UnitedHealth, Brian Thompson, e estão se aproximando dele, disse o prefeito de Nova York, Eric Adams, neste sábado (7), segundo o New York Post. O crime aconteceu na manhã da última quarta-feira (4).

“A rede está se fechando”, disse Adams aos repórteres durante uma festa de fim de ano da Police Athletic League no Harlem, de acordo com o jornal. Ele se recusou a dizer o nome do suspeito.

Brian Thompson, de 50 anos, se tornou CEO da unidade de seguros da UnitedHealth em abril de 2021. Ele foi baleado nas costas no que a polícia descreveu como um “ataque direcionado por um agressor mascarado que o aguardava”.

O assassinato ocorreu pouco antes da conferência anual de investidores da empresa no hotel Hilton, na Sixth Avenue.

Caça ao criminoso

O crime desencadeou uma enorme caçada ao atirador, que fugiu a pé vestindo uma jaqueta com capuz, balaclava e mochila cinza antes de montar em uma bicicleta elétrica e entrar no Central Park, segundo a polícia. De acordo com o NY Post, a polícia estava ocultando o nome do suspeito por enquanto para “não lhe dar nenhuma vantagem”.

“Não queremos divulgar isso agora”, disse o prefeito. “Se o fizermos, estaremos basicamente dando uma dica para a pessoa que estamos procurando e não queremos dar a ela nenhuma vantagem. Que ele continue acreditando que pode se esconder atrás da máscara.”

“Revelamos o rosto dele”, continuou ele, referindo-se às fotos e ao vídeo da câmera de segurança divulgados após o assassinato. “Vamos revelar quem ele é e vamos levá-lo à justiça.”

A polícia de Nova York disse na sexta (6) que acredita que o suspeito tenha deixado a cidade de Nova York, depois que surgiu um vídeo que o mostra entrando em um táxi, que o levou a uma estação de ônibus.

Crime premeditado

As circunstâncias do ataque sugerem que ele foi premeditado e planejado, disse a polícia, com um vídeo mostrando o atirador ignorando outros pedestres enquanto parecia esperar por Thompson. Ainda não se sabe o motivo do atirador.

As palavras “deny” (negar), “defend” (defender) e “depose” (destituir) foram gravadas em cartuchos encontrados na cena do crime. As palavras evocam o título do livro do autor Jay Feinman, de 2010, que critica o setor de seguros, intitulado “Delay, Deny, Defend: Why Insurance Companies Don’t Pay Claims and What You Can Do About It” (“Atrasar, negar, defender: Por que as seguradoras não pagam sinistros e o que você pode fazer a respeito”, em tradução livre).

A UnitedHealth é a maior operadora de planos de saúde dos Estados Unidos, oferecendo benefícios a milhões de americanos, que gastam mais com cuidados médicos do que qualquer outra população em qualquer outro país.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.