O superalimento rico em ômega-3 que acaba com a prisão de ventre e cuida do coração

A linhaça (Linum usitatissimum) é uma planta rica em antioxidantes, fibras e ômega-3, que se consumida adequadamente, pode ajudar em problemas de intestino preso e até melhorar a saúde do coração. Quando hidratada, por exemplo, a substância forma um gel que lubrifica o intestino e facilita a eliminação das fezes.
A linhaça é rica em vários nutrientes importantes para o organismo – Foto: Canva/Divulgação/ND
O médico Andrea Bottoni, coordenador do serviço de Nutrologia do Hospital IGESP, aponta que a semente de linhaça, tanto a marrom quanto a dourada, possui ferro, cálcio, zinco, potássio, magnésio, ômega 3, fósforo, vitaminas E, complexo B e lignana, uma substância com propriedades anticancerígenas.
As fibras solúveis e insolúveis presentes na linhaça são importantes para o intestino, ajudando a regular o sistema digestivo e facilitando a evacuação.

Benefícios da linhaça para o coração
As sementes de linhaça são ricas em ácidos graxos ômega-3, que ajudam a reduzir os níveis de colesterol “ruim” (LDL), diminuem a inflamação e protegem contra doenças cardiovasculares.
Linhaça: rica em ácido alfa-linolênico (ALA), um precursor do ômega-3. Contém fibras, proteínas, magnésio e vitamina B1, podendo ser adicionada a receitas doces e salgadas, vitaminas e sucos. – Foto: Freepik/ND
O superalimento também possui fitoquímicos (lignanas), compostos antioxidantes que ajudam a reduzir a pressão arterial, melhorar a elasticidade das artérias e combater os radicais livres.
Como consumir a linhaça?
Segundo o especialista, o consumo regular da linhaça pode diminuir o risco de alguns tipos de câncer, ajuda a controlar o peso, a estabilizar os níveis de açúcar no sangue e a reduzir o colesterol e a pressão cardíaca.
“A linhaça pode ser consumida diariamente, não há um momento específico do dia, mas alguns estudos apontam para um melhor controle da glicemia quando o consumo ocorre antes da refeição principal. Além disso, é observado um maior benefício quando há consumo prolongado, por mais de 12 semanas”, aponta Andrea.
A linhaça pode ser consumida em várias receitas – Foto: Reprodução/ND
Por ser leve e suave, a semente é um ingrediente versátil, que pode realçar o sabor e textura em uma variedade de receitas.
Ela pode ser consumida no café da manhã, com iogurtes e sucos, no almoço ou jantar, com saladas e arroz, e pode incrementar outros preparamos, como pães, bolos, panquecas e biscoitos.
“As possibilidades são inúmeras, pois a semente é encontrada nos formatos de grão e farinha. Ambas são excelentes fontes de nutrientes, e a escolha vai depender do objetivo desejado. A semente de linhaça é uma excelente opção para quem busca um consumo mais completo, incluindo fibras e ácidos graxos ômega 3. Por outro lado, a farinha é versátil e pode ser incluída em diversas receitas, como smoothies, iogurtes e panquecas”, completa o médico.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.