Adolescente é apreendido após invadir casa para tentar matar mãe e padrasto com enxada no ES


Negociação para que o adolescente se entregasse demorou 4 horas. Segundo a mãe do adolescente, de 17 anos, o rapaz tem problema com vício em drogas desde os nove anos. Adolescente invade casa para tentar matar mãe e padrasto em Cariacica
Um adolescente de 17 anos foi apreendido após invadir a casa da mãe e do padrasto na madrugada desta terça-feira (10) para tentar matar o casal em Vila Velha, na Grande Vitória. As vítimas dormiam quando o jovem entrou na residência e pegou uma enxada para atingir os dois.
Segundo a polícia, o casal conseguiu fugir das agressões com ajuda de uma familiar que mora no mesmo quintal das vítimas. Após a fuga, o jovem jogou óleo quente nos policiais que atenderam a ocorrência e abriu a botija de gás da residência para ameaçar explodir o imóvel e evitar ser apreendido. A negociação para que ele se entregasse durou quatro horas.
Os nomes dos envolvidos e o bairro onde tudo aconteceu não serão divulgados para preservar a identidade do menor de idade, conforme prevê o Estatuto da Criança e do Adolescente (Ecriad).
📲 Clique aqui para seguir o canal do g1 ES no WhatsApp
O caso ocorreu no bairro Cobilândia. Segundo a corporação, o adolescente invadiu o imóvel por volta das 4h da madrugada, quando foi visto pelo irmão, que gritou. O rapaz chegou a ferir a mão do padrasto com uma enxada usada como arma.
Um tio que ouviu os gritos do irmão do adolescente foi até à residência do casal e ajudou mãe e padrasto a fugirem. Após a fuga, a polícia foi acionada para atender a ocorrência.
Segundo o capitão Mateus, do Batalhão de Missões Especiais (BME), foi necessário isolar as ruas ao redor para evitar outros acidentes.
“Nós sentimos um forte cheiro de gás, o que deixava a operação um pouco mais complicada. Foi acionado o bandeiro para dar o suporte caso se tivesse algum incêndio”, explicou o capitão Mateus, do Batalhão de Missões Especiais.
Adolescente invade a casa da mãe e tenta matar ela e o padrasto em Cariacica, no Espírito Santo.
Reprodução/TV Gazeta
O capitão destacou o adolescente estava bastante agitado durante toda a ocorrência, o que dificultou ainda mais a operação.
“A gente não é psicólogo para fazer essa análise mais aprofundada, mas ele estava em um surto. A gente não sabe se era por uso de entorpecente ou se por algum outro motivo. Ele estava bem nervoso, falava que era chefe do tráfico e invetava algumas histórias, que não condiziam com a ficha criminal dele, apesar de ser bem extensa”, acrescentou o capitão.
Segundo o capitão, o adolescente ameaçava os policiais a todo momento, dizendo que, caso entrassem no imóvel, explodiria a residência.
A equipe conseguiu deter o jovem quando ele passou mal com o gás de cozinha. Por estar há horas com no espaço onde o vazamento acontecia, acabou sendo afetado.
“No processo de negociação, o negociador, durante a verbalização com ele, conseguiu identificar que ele estava com o semblante um pouco abatido. A gente aproveitou essa general de oportunidade e a equipe de intervenção tática da COE realizou a invasão do local. A gente só chegou e fez a imobilização dele e já levamos ele para atendimento”, disse o capitão.
O adolescente foi socorrido pelo Serviço de Urgência e Emergência (Samu/192) antes de ser levado para a Delegacia Especializada de Adolescentes em Conflito com a Lei (Deacle).
Questionada, a Polícia Civil informou na manhã desta terça-feira que a ocorrência estava em andamento e, somente após a conclusão das oitivas da ocorrência teremos informações sobre o procedimento que será adotado pelo delegado da Central de Teleflagrante.
Adolescente é usuário de drogas desde os nove anos
Um rastro de destruição ficou pelos cômodos da casa depois que o adolescente quebrou vários móveis. Segundo a mãe dele, que não quis se identificar, o filho é usuário de drogas desde os nove anos.
Os móveis da casa ficaram destrupidos após o jovem quebrar tud o que tinha no imóvel em Cariacica, no Espírito Santo.
Reprodução/TV Gazeta
A mulher tem uma medida protetiva contra o rapaz, que não pode chegar a 500 metros. Ele também já ameaçou outros familiares.
“O meu coração está partido. Bem material eu consigo, mas meu emocional e eu como mãe estou abalada”, disse a mãe.
O capitão do BME disse ainda que, entre as infrações do adolescente, está a de roubo e de furto a pessoa em vias públicas. Na semana passada ele chegou a furtar o celular da mãe, encontrado logo depois no bairro Alvorada, em Cariacica, por um localizador no aparelho eletrônico.
Vídeos: tudo sobre o Espírito Santo
Veja o plantão de últimas notícias do g1 Espírito Santo
Adicionar aos favoritos o Link permanente.