Relembre as últimas cinco finais do Mundial de Clubes

Com uma vantagem de 12 títulos a mais para os times europeus contra os times brasileiros, o Brasil não conquista o Mundial de Clubes há 12 anos.

Nas últimas cinco finais, as equipes brasileiras chegaram em três delas, mas em nenhuma se consagrou campeão. Num comparativo de títulos, são 37 taças para os europeus contra 25 do sul-americanos.
Nesta quarta-feira (11), o Botafogo estreia na competição internacional e enfrenta a equipe méxicana Pachuca, em jogo válido pelas quartas de finais do Mundial, às 14h, em Doha, Catar.
Saiba como foram as últimas cinco finais do Mundial de Clubes
Flamengo (BRA) 0 x 1 Liverpool (ING) em 2019
O Flamengo enfrentou o mesmo adversário do título mundial de 1981, o Liverpool – Foto: Divulgação/Redes sociais/ND
Em 2019, Liverpool e Flamengo protagonizaram uma final emocionante, em Doha, Catar, com direito a prorrogação. Se em 1981 a equipe carioca foi superior e venceu a partida, em 2019 o resultado final de 1 a 0 foi favorável aos ingleses.
Apesar do jogo equilibrado, foi aos oito minutos da prorrogação que o brasileiro Roberto Firmino marcou o gol contra o Flamengo e deu o primeiro título mundial ao Liverpool.
Bayern de Munique (ALE) 1 x 0 Tigres (MEX) em 2020
Bayern conquistou seu quarto título mundial após vencer o Tigres do México – Foto: Reprodução/Bayern
Sem representantes brasileiros, a final do mundial de 2020, em Doha, Catar, foi decidida numa disputa entre a equipe alemã e a equipe mexicana. O duelo encerrou com um placar magro de 1 a 0 para o Bayern de Munique, e que ficou marcada pelo gol polêmico do lateral Pavard.
Aos 13 minutos do segundo tempo da partida, Lewandowski havia tocado com o braço na bola, no momento de disputa com o goleiro Guzmán. No lance seguinte, Pavard aproveitou a sobra e marcou o gol do quarto título mundial do Bayern.
Chelsea (ING) 2 x 1 Palmeiras (BRA) em 2021
Romelu Lukaku voltou para o Chelsea para ser o homem-gol. Entretanto, não entregou aquilo que se esperava. O centroavante balançou a rede 15 vezes, mas sem causar o impacto que se imaginava. Foi banco muitas vezes e ainda criou polêmica ao falar sobre a forma de jogar de Thomas Tuchel. – Foto: Giuseppe CACACE / AFP/ND
No ano do tricampeonato da Libertadores da equipe paulista, o Palmeiras enfrentou o Chelsea pela final do Mundial de Clubes, em Abu Dhabi. Tanto o time inglês como o time brasileiro não haviam sido campeões mundiais até o momento.
O confronto que foi decidido na prorrogação. No primeiro tempo, o Chelsea teve a posse de bola e dominou o jogo, enquanto o Palmeiras jogou mais recuado e aproveitava os contra-ataques.
No segundo tempo, Lukaku marcou o primeiro gol. Próximo ao fim do jogo, Raphael Veiga de pênalti, empatou o duelo.
O sonho do título palmeirense acabou quando o árbitro apontou bola na mão do zagueiro Luan e deu pênalti para o Chelsea, no final da prorrogação. Havertz converteu a cobrança  e selou a primeira conquista mundial dos Blues.
Real Madrid (ESP) 5 x 3 Al-Hilal (SA) em 2022
Real Madrid desponta como favorito ao título do Mundial de Clubes de 2025 – Foto: Reprodução/FIFA
Com oito gols na partida, a decisão da final do Mundial de Clubes foi sediada no Marrocos, no confronto entre Real Madrid, do técnico Carlo Ancelotti, contra o Al-Hilal, do técnico Ramón Diaz, hoje comandante do Corinthians.
Com destaque aos jogadores Valverde e Vini Jr, os Galáticos garantiram o oitavo título mundial após vencer o Al-Hilal pelo placar de 5 a 3.
Para o time espanhol, Vini Jr marcou duas vezes, deu uma assistência para o gol de Benzema, e Valverde também marcou gol duas vezes. O time árabe reduziu a diferença no placar com a dupla Marega (um gol) e Vietto (duas vezes).
Manchester City (ING) 4 x 0 Fluminense (BRA) em 2023
Após final do Mundial, Pep Guardiola elogiou forma de jogar do Fluminense – Foto: Lucas Merçon/Fluminense
Dois times que foram campeões continentais de forma inédita disputavam pela primeira vez o Mundial de Clubes naquele 22 de dezembro de 2023, em Jedá, na Arábia Saudita.
No confronto entre os técnicos Pep Guardiola e Fernando Diniz, quem saiu vitorioso foi o treinador do time inglês. O Manchester City goleou por 4 a 0 o Fluminense.
Com direto ao gol mais rápido da história, Júlian Álvarez abriu o placar da partida aos 40 segundos do primeiro tempo. Aos 27 minutos, Nino fez gol contra e já próximo ao fim da partida Phil Foden e Álvarez fecharam o resultado.
 
 

Adicionar aos favoritos o Link permanente.