Blumenau vai beneficiar 100 mil pessoas com a construção da Estação de Tratamento de Água ETA 5 – Foto: Samae Blumenau/Divulgação
A cidade de Blumenau, reconhecida por sua tradição cultural e qualidade de vida, está prestes a dar um importante salto em infraestrutura com as obras da nova Estação de Tratamento de Água ETA 5.
O novo equipamento tem como objetivo ampliar a capacidade de tratamento e abastecimento de água potável, beneficiando diretamente cerca de 100 mil pessoas. A ETA 5 é um marco na história do saneamento da região e reforça o compromisso do município e do Samae (Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto) de Blumenau com a qualidade de vida de seus moradores.
Blumenau tem posto em prática uma rotina de planejamento e investimentos para garantir que os seus quase 400 mil habitantes tenham abastecimento de água eficaz. Atualmente, são mais de 98 mil unidades ligadas à rede de água tratada e distribuída pelo Samae (Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto). Um trabalho que começa nas Estações de Tratamento de Água, popularmente chamadas de ETAs.
Atualmente, o sistema é composto por quatro estações, que estão distribuídas em regiões estratégicas da cidade. Juntas, elas têm capacidade para tratar até 1.335 litros de água por segundo. São, em média, 70 milhões de litros por dia.
A estrutura, que será instalada em um terreno às margens do Rio Itajaí-Açu, próximo à ponte do Salto, foi projetada para tratar 300 litros de água por segundo, atender sete bairros da região Norte e beneficiar 100 mil pessoas. A previsão é que a nova estação esteja operando a todo vapor no primeiro semestre de 2025.
Quando estiver em pleno funcionamento, a ETA 5 terá capacidade para abastecer sete bairros da região Norte de Blumenau: Itoupava Central, Fidélis, Itoupavazinha, Fortaleza Alta, Testo Salto, Badenfurt e Salto do Norte.
“Estamos finalizando o projeto da ETA 5 junto com a empresa contratada, fazendo as definições técnicas e operacionais para dar início à obra civil. No momento, estamos desmontando a estrutura existente aqui no terreno para que consigamos avançar com essa obra. Em paralelo, os módulos da ETA estão sendo fabricados e, aos poucos, já estão chegando em Blumenau”, explica Samantha Ferreti, diretora técnica do Samae Blumenau.
Como a ETA 5 beneficiará a população
O crescimento populacional e econômico de Blumenau trouxe consigo novos desafios para a infraestrutura local. Entre eles, destaca-se a necessidade de ampliar a capacidade de tratamento e distribuição de água potável para atender às demandas de uma população em constante expansão. A construção da ETA 5 surge como solução estratégica para garantir o abastecimento hídrico de qualidade para as próximas décadas.
Novo equipamento hídrico, que será instalado em um terreno às margens do Rio Itajaí-Açu, próximo à ponte do Salto, foi projetado para tratar 300 litros de água por segundo e atender sete bairros da região Norte – Foto: Samae Blumenau/Divulgação
Localizada em um ponto estratégico do município, a nova estação terá capacidade para tratar milhões de litros de água por dia, utilizando tecnologias modernas e sustentáveis. Além disso, a ETA 5 foi projetada para minimizar impactos ambientais, respeitando as características naturais da região e promovendo a eficiência no uso de recursos.
A construção trará benefícios diretos e indiretos para os moradores de Blumenau, entre os quais se destacam:
Garantia de abastecimento de água de qualidade
Com a nova estação, Blumenau terá uma maior capacidade para fornecer água tratada e segura para o consumo. Isso é essencial para prevenir doenças de veiculação hídrica e assegurar que a água chegue às casas, comércios e indústrias em condições ideais.
Atendimento à expansão urbana
A região atendida pela ETA 5 inclui áreas em expansão urbana, que necessitam de uma infraestrutura hídrica robusta para acompanhar o desenvolvimento habitacional e econômico.
Redução de interrupções no fornecimento
Com a ampliação da capacidade de tratamento, será possível reduzir as interrupções no abastecimento causadas por demandas excessivas ou problemas técnicos nas estruturas existentes.
Desenvolvimento sustentável
A ETA 5 utiliza tecnologias modernas que garantem maior eficiência no tratamento de água, reduzindo desperdícios e o impacto ambiental. Isso reforça o compromisso de Blumenau com a sustentabilidade. A construção é uma obra de grande porte, com infraestrutura projetada para atender às mais rigorosas normas de qualidade e segurança. Alguns dos principais aspectos do projeto incluem capacidade de tratamento, tecnologias avançadas, sustentabilidade e localização estratégica.
Impactos sociais e econômicos da Estação de Tratamento
Entre os impactos socioeconômicos que serão proporcionados pela operação da ETA 5 estão a geração de empregos, já que construções deste porte geram centenas de empregos diretos e indiretos, contribuindo para a economia local. Além disso, a manutenção da estrutura também criará novas vagas permanentes.
A valorização imobiliária é outro aspecto salutar da construção da ETA 5. Assim, as áreas atendidas por infraestrutura de qualidade tendem a se valorizar, beneficiando moradores e investidores. A garantia de abastecimento de qualidade também é um fator atrativo para novas indústrias e comércios, o que fortalece a economia de Blumenau.
Além de construir uma nova estação de tratamento, Blumenau também investe para potencializar o funcionamento das que já estão em operação. A ETA 4, que abastece a Vila Itoupava e uma parte da Itoupava Central, foi modernizada e conta com uma estrutura compacta. Mais moderna e segura, ampliou a capacidade de tratamento de água para 15 litros por segundo, e trata o lodo proveniente da captação de água bruta. Um investimento de R$ 2,5 milhões.
O novo equipamento tem como objetivo ampliar a capacidade de tratamento e abastecimento de água potável, beneficiando diretamente cerca de 100 mil pessoas – Foto: Samae Blumenau/Divulgação
De olho no crescimento da cidade e na demanda por água tratada, também está em andamento o trabalho para ampliar a captação de água bruta na ETA 2. A ordem de serviço foi assinada em setembro, e corresponde a um investimento que ultrapassa os R$ 45 milhões. A medida vai beneficiar cerca de 250 mil pessoas.
“A obra de captação e adução de água bruta da ETA 2 levará água bruta até a estação de tratamento. A nova subestação ampliará a capacidade dos atuais 940 litros por segundo para 1.600 litros por segundo, atendendo a demanda de 70% da cidade de Blumenau pelos próximos 30 anos”, reforça Marcelo Torresani, engenheiro da Samae Blumenau.
Com a conclusão das obras da ETA 5, Blumenau se posiciona como uma referência em gestão hídrica no Brasil. O projeto não apenas atende às necessidades atuais da população, mas também se antecipa aos desafios futuros, garantindo sustentabilidade e qualidade de vida para as próximas gerações.
Para saber mais informações sobre a ETA 5 e o avanço do saneamento básico em Blumenau, clique aqui.
Blumenau vai beneficiar 100 mil pessoas com a construção da Estação de Tratamento de Água ETA 5
Adicionar aos favoritos o Link permanente.