O Litoral Norte de Santa Catarina ganha um novo cartão postal, pois o projeto do Molhe de Itapema, na Praia Central da cidade, está em processo de finalização e será entregue à população no próximo domingo (22).
Conforme a ZAH Empreendimentos, empresa responsável pelo projeto, a obra visa promover o desenvolvimento social e econômico do município, fortalecer a identidade local e integrar harmonicamente com o entorno.
Molhe de Itapema é novo cartão postal do Litoral Norte catarinense – Foto: Lizianna Garcia/ ZAH Empreendimentos
Cerimônia de inauguração e campeonato de surfe
Além da cerimônia de inauguração, às 17h30 de domingo, o espaço receberá o Night Surf Festival 2024, em parceria com a Associação de Surf Amigos de Itapema (ASAI). O evento é composto por esporte, música e surfe noturno. O ponto turístico é um novo polo do esporte.
Um ato solene acontecerá durante a abertura, reunindo autoridades municipais. O campeonato, por sua vez, já inicia pela manhã com surfistas disputando competições em diversas categorias.
Dentre as categorias de disputa estão o Open Masculino, o Open Feminino, o Sub-14, o Gran Master, 0 Longboard Masculino e o Longboard Feminino, cada uma com 16 vagas disponíveis, onde os competidores recebem kits exclusivos para participar.
Outra surpresa são os shows nacionais trazendo o reggae de Nego Joe e a ex-vocalista do Chimarruts Tati Portella, que sobem ao palco para animar o público com seu repertório especial, envolvendo toda a comunidade.
Molhe de Itapema será inaugurado no próximo domingo (22) – Foto: Lizianna Garcia/ ZAH Empreendimentos
À noite, o evento terá a Expression Session, apresentações com finalistas das competições diurnas, em uma categoria na qual podem mostrar todo o seu talento além do aspecto técnico.
Entre os atletas, estão confirmadas as presenças do argentino radicado no Brasil Alejo Muniz e da catarinense Valentina Zanoni, que é um dos novos talentos patrocinados pela ZAH Empreendimentos.
Sobre o projeto do Molhe de Itapema
Conforme a empresa, a iluminação do Molhe de Itapema foi projetada para oferecer, além de segurança no acesso ao Molhe, a prática esportiva no local mesmo durante as noites sem lua.
A ideia é facilitar, incentivar e ampliar a circulação de pessoas, sejam moradores, turistas, ao local de forma adequada a diferentes necessidades.
“Itapema é a nossa casa, onde a ZAH surgiu e queremos ver a cidade cada vez melhor e mais bonita”, comenta Ricardo Zanella, Diretor de Conceito e sócio-fundador da ZAH. “Temos uma preocupação com o impacto que geramos nos espaços onde construímos, e é um orgulho poder trazer o nosso DNA em um local tão importante para nosso município”, completa.
Molhe de Itapema pretende ser ponto de referência para surfistas – Foto: Lizianna Garcia/ ZAH Empreendimentos
O projeto conta com uma estrutura diversa para cada um dos molhes. O primeiro deles terá o mobiliário direcionado para o surfe, nesta categoria entram surfistas, que têm acesso direto às ondas partindo do local, observadores e amantes do esporte.
Já o segundo molhe oferece estrutura para pesca, prática econômica e também cultural para muitas famílias. Em ambos os molhes serão dispostos locais de contemplação para a natureza, além de garantir a acessibilidade a todos e todas.
O paisagismo do Molhe da praia central de Itapema tem assinatura de um dos arquitetos e paisagistas mais renomados do Brasil, Guilherme Takeda, diretor da Takeda Design, especializada em projetos biofílicos com criatividade e agilidade a serviço do bem-estar, escritório em sintonia com a missão de revitalização, juntando arquitetura e natureza.
Guilherme Takeda, arquiteto e paisagista, é quem assina projeto de Molhe de Itapema – Foto: Lizianna Garcia/ ZAH
Segundo a ZAH Empreendimentos, a Urbanização do Molhe Pontal Sul da Foz do Rio dos Oliveiras, em Itapema, foi viabilizada por meio do Programa “Adote uma Área Pública”, Lei Municipal 4.361/2022.