O avião que caiu em Gramado (RS) na manhã deste domingo (22) era um bimotor da fabricante Piper Aircraft, modelo PA-42-1000, desenvolvido em 1977. A aeronave tem capacidade para dois tripulantes e até nove passageiros.
Avião que caiu em Gramado tinha capacidade para até 11 pessoas – Foto: Internet/Reprodução/ND
No caso do acidente deste domingo, o avião foi fabricado em 1990 e estava registrado com o prefixo PR-NDN. Nas últimas semanas, a aeronave realizou voos entre os estados do Rio de Janeiro e São Paulo, de acordo com dados registrados no site FlightAware.
No dia 14 de dezembro, o avião partiu de Jundiaí (SP) e seguiu para o município de Paraty (RJ). Já no dia 17, retornou da cidade fluminense para o interior de São Paulo. Na última sexta-feira (20), pousou em Canela, de onde decolou nesta manhã antes do trágico acidente.
De acordo com a Polícia Militar, entre oito e dez pessoas estavam na aeronave no momento da colisão. O avião seguia para São Paulo e atingiu uma casa, uma loja de móveis e um hotel, entre a avenida das Hortênsias, com a rua Ema Ferreira Bastos, na área Central de Gramado. O homem, que estava no primeiro andar da casa, conseguiu sair sem ferimentos.
Avião que caiu em Gramado deixou ao menos 15 feridos
O comandante do Corpo de Bombeiros de Gramado, Pedro Henrique Costa Sanhudo, informou à Rádio Gaúcha que 15 pessoas foram encaminhadas para atendimento no Hospital de Gramado. Até o momento, não há informações sobre mortes.
O Corpo de Bombeiros realiza buscas dentre os destroços, enquanto realiza a contenção das chamas e resfriamento de destroços do avião que caiu em Gramado, que estão no local.