Operação da Polícia Civil combate fraudes no sistema de abastecimento da Copasa, em Montes Claros

Vinte e seis mandados de busca e apreensão estão sendo cumpridos, a maioria em endereços onde foram constatadas irregularidades. A Polícia Civil realiza a operação Walterfol de combate a fraudes no sistema de abastecimento de água da Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa), em Montes Claros, nesta quinta-feira (1º).
Vinte e seis mandados de busca e apreensão estão sendo cumpridos, a maioria em endereços onde foram constatadas irregularidades.
“Essa primeira fase é no sentido de verificar os endereços que existem irregularidades, seja com o desvio de água e subtração, ou religação e ligação de água irregular. A irregularidade pode ser também no que se refere a imóvel que não poderia receber essa ligação. […] Esses endereços surgiram a partir da análise de inserções de dados falsos no sistema da Copasa, que transferia essas ordens de serviço para a empresa terceirizada que cumpria as ligações”, informou o delegado Alberto Tenório.
O delegado esclareceu que a suspeita é de que quatro funcionários da Copasa e três funcionários de duas empresas terceirizadas estariam envolvidos na fraude e recebiam vantagens indevidas. Foram identificadas 107 ligações irregulares, que apresentavam consumo pequeno ou não apresentavam nenhum consumo.
Ainda segundo o delegado, a operação é realizada com apoio da Copasa e não há participação das empresas na fraude.
“A participação seria de funcionários de forma individual, não uma conduta corporativa”.
A operação está em andamento e está prevista uma entrevista coletiva com a Polícia Civil e representantes da Copasa no fim da manhã.
*Reportagem em atualização
Vídeos do Norte, Centro e Noroeste de MG
Veja mais notícias da região em G1 Grande Minas.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.