20 anos do Tsunami na Ásia: relembre os mais destrutivos da história

Duas décadas se passaram desde o dia em que um tsunami assolou a Ásia, deixando um rastro de destruição. O evento, ocorrido em 26 de dezembro de 2004, é lembrado como um dos maiores desastres naturais da história, segundo a ONU (Organização das Nações Unidas), com cerca de 227 mil vidas perdidas.

O fenômeno na Ásia provocou a morte de cerca de 227 mil vidas – Foto: Reprodução/Record TV
O fenômeno ocorreu após um terremoto submarino provocar um tsunami de proporções gigantescas. Ondas de até 30 metros avançaram sobre as costas de uma dezena de países asiáticos em questão de minutos, causando destruição.
A tragédia, que vitimou cerca de 227 mil pessoas, transformou paisagens e comunidades inteiras. Por isso, o portal ND Mais preparou uma lista com os 5 tsunamis mais devastadores da história, incluindo um caso ocorrido no Brasil.
Os cinco tsunamis mais devastadores da história
Os tsunamis são fenômenos naturais que demonstram a força avassaladora da natureza. Embora sejam mais associados a regiões com alta atividade sísmica, como o Oceano Pacífico, o Brasil também já registrou eventos desse tipo.

Este fenômeno ocorre mais em regiões com alta atividade sísmica, como o Oceano Pacífico – Foto: Canva/ND
1. Kanto, no Japão (1923)
O Grande Terremoto de Kanto, ocorrido em 1923 no Japão, gerou o fenômeno que devastou a região de Tóquio. O evento causou a morte de mais de 140 mil pessoas, sendo um dos piores desastres naturais da história japonesa.
Para se ter ideia, a combinação do terremoto e tsunami causaram incêndios que destruíram grande parte da cidade.
2. Lisboa, em Portugal (1755)
O terremoto em Lisboa, que ocorreu em 1755, foi seguido pelo fenômeno que devastou outras cidades da costa portuguesa. O evento causou a morte de mais de 100 mil pessoas e teve impactos negativos na economia europeia. Seu rastro de destruição foi intenso, de forma que seus efeitos puderam ser sentidos no Brasil.
Imagem de tsunami em Lisboa, que ocorreu em 1755 – Foto: Canva/ND
3. Brasil (1755)
Sim, o Brasil já foi atingido por este fenômeno! Em 1º de novembro de 1755, o fenômeno atingiu a Paraíba, localizada no litoral nordestino brasileiro, causado pelo mesmo que devastou Lisboa, no mesmo ano. Embora menos intenso que os fenômenos que atingiram outras regiões, o evento causou danos e perdas de vidas.
4. Chile (1960)
O terremoto de Valdivia, no Chile, em 1960, foi o maior já registrado, com magnitude de 9,5 na escala Richter. Por isso, o fenômeno gerado pelo terremoto atingiu diversas regiões do Oceano Pacífico, o que causou a morte de mais de 2 mil pessoas.
5. Sendai, no Japão (2011)
Outro terremoto registrado no Japão ocorreu em 2011 e gerou um tsunami que atingiu a usina nuclear de Fukushima, causando um dos maiores desastres nucleares da história. O fenômeno causou a morte de mais de 15 mil pessoas e provocou um grande impacto na economia japonesa.
Como se proteger de um tsunami?
Tsunamis são eventos extremamente perigosos que podem causar mortes, ferimentos e destruição em massa, segundo a Fema (Agência Federal de Gestão de Emergências), dos Estados Unidos.
Saiba como se proteger do fenômeno – Foto: Canva/ND
A agência alerta para a importância de seguir as orientações das autoridades em caso de alerta do fenômeno. Ao primeiro sinal de alerta, procure imediatamente um local seguro em terreno elevado. Se estiver em um barco, afaste-se da costa.
É importante ressaltar que a orientação de se afastar da costa em um barco pode variar dependendo da situação específica e das instruções das autoridades marítimas locais.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.