A produção da indústria de Santa Catarina teve alta de 7,3% entre janeiro e novembro de 2024. O estado teve o terceiro maior crescimento do país entre os 17 estados analisados no período, ficando atrás apenas do Rio Grande do Norte e do Ceará. Os dados são da Pesquisa Industrial Mensal, divulgada pelo IBGE na terça-feira (14).
Indústria de Santa Catarina cresceu 7,3% entre janeiro e novembro de 2024, ficando acima da média nacional – Foto: Anderson Coelho/Arquivo/ND
Santa Catarina ficou acima da média nacional, que foi de 3,2%. O percentual catarinense também ficou à frente de estados como Paraná (4,2%), São Paulo (3,4%), Minas Gerais (2,9%) e Rio de Janeiro (0,9%). Em novembro, porém, foi constatada uma retração de 0,6% em relação ao mês passado.
“Além do crescimento na produção, tem a questão do emprego. A indústria gerou 43 mil vagas formais no ano passado e essas vagas são qualificadas, com salário elevado e possibilidade de evolução profissional”, afirma o secretário de Estado de Indústria, Comércio e Serviço, Silvio Dreveck.
Máquinas, produtos de madeira e têxteis impulsionam a indústria de Santa Catarina
Conforme o IBGE, os setores que mais se destacaram foram fabricação de máquinas, aparelhos e materiais elétricos (16,1%); metalurgia (10%); confecção de artigos do vestuário e acessórios (9,4%); fabricação de produtos de madeira (9,1%); fabricação de produtos de borracha e de plástico (7,6%); produtos químicos (6,2%); e produtos alimentícios (4,5%).
Crescimento da indústria de Santa Catarina foi impulsionado pela fabricação de máquinas, setor metalúrgico e produtos têxteis – Foto: Wilson Dias/Agência Brasil/ND
Além disso, os dados do Observatório da Fiesc (Federação das Indústrias de Santa Catarina) apontam que a tendência é por mais contratações na indústria catarinense. O indicador de perspectiva de emprego está em 53,1 pontos, em uma escala de 0 a 100.