A China é o maior produtor e consumidor de melancia do mundo, produzindo 60,4 milhões de toneladas em 2022, mais de 20 vezes a produção da Turquia, segunda colocada.
Melancia: possui alta concentração de água, proporcionando hidratação e saciedade, além de conter antioxidantes e nutrientes essenciais. – Foto: Freepik/ND
Com regiões como Gansu e Mongólia Interior se destacando pela qualidade e tamanho das melancias, o país dedica cerca de 1 milhão de hectares ao cultivo da fruta. A melancia tem uma longa tradição na China, sendo consumida desde a realeza e inspirando até expressões populares.
Melancia em destaque
Além do cultivo abundante, a China investe em inovações, criando variedades como Unicorn e Sweet King, o que permite colheitas ao longo do ano e melancias mais doces.
Melancia pode trazer diversos benefícios para a saúde – Foto: Pixabay/ND
Durante o verão, a fruta é celebrada em festivais e consumida de diversas maneiras, desde coquetéis e saladas até pratos criativos como ketchup e sorvetes. A melancia continua a ser uma das frutas mais aguardadas e apreciadas na estação quente.