Turista argentino usa aparelho para desligar caixas de som; veja os riscos e por que é proibido

Imagens de um homem, usando um aparelho para desligar caixas de som na beira da praia, tomaram conta da internet. Na gravação, é possível ver o momento em que ele aponta o dispositivo em direção a música que está tocando e, após pressionar um botão, o som para (veja vídeo abaixo). O dispositivo, contudo, usa uma tecnologia restrita e é proibido no Brasil.

Vídeo foi compartilhado por Bandini no X – Foto: Roni Bandini/@RoniBandini/X
O vídeo original foi compartilhado por um argentino, chamado Roni Bandini, que se diz o criador do aparelho para desligar caixas de som, denominado Gone. Conforme publicado por ele, a ferramenta emite um sinal bluetooth na frequência 2,4 GHz através de uma antena direcional e tem quatro modos de operação.
Em suas redes sociais, Bandini disponibiliza um manual para quem quer aprender a fabricar dispositivos como esse e diz que o Gone deve ser colocado à venda em 2025. Não se sabe ao certo em qual cidade o dispositivo foi usado, mas acredita-se que foi no Brasil por causa da música que é possível ouvir na gravação.
Por que aparelho para desligar caixas de som é proibido no Brasil?
Conforme estipula a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), na resolução nº 760, publicada em 2023, determina que apenas “entidade ou órgão, com anuência da Anatel”, podem usar aparelhos do tipo BSR (Bloqueador de Sinais de Radiocomunicações), similar ao aparelho para desligar caixas de som usado na beira da praia.


Imagens, publicadas no X, tomaram conta das redes sociais – Vídeo: Roni Bandini/@RoniBandini/X
Além disso, a autarquia reforça que “em hipótese alguma, a Anatel anuirá ao uso de BSR por pessoa natural ou por pessoa jurídica de direito privado”, como é o caso do turista argentino. Segundo a legislação brasileira, esse tipo de equipamento só pode ser usado em ambientes como:

estabelecimentos penitenciários;
portos e aeroportos;
áreas de segurança pública;
locais de interesse temporário de órgãos de segurança pública, de defesa nacional e de delegações estrangeiras.

A Anatel diz ainda que é “vedado portar, transportar, conduzir, ocultar, ter em depósito, deter, ceder e emprestar, ainda que gratuitamente, BSR homologado ou não, por pessoa natural ou jurídica” esse tipo de aparelho.
Vídeo com ferramenta em uso foi compartilhado nas redes sociais do argentino – Foto: Roni Bandini/@RoniBandini/Instagram
Por que esse tipo de dispositivo é proibido?
O uso de ferramentas como o aparelho para desligar caixas de som é proibido porque sua tecnologia pode atrapalhar na comunicação de aparelhos celulares, sinais de GPS e também conexões de alarmes veiculares.
Em caso de emergências, por exemplo, o acionamento desse tipo de dispositivo pode impedir que ligações sejam efetuadas para equipes de resgate, Samu e outras emergências. Um sistema similar é utilizado por criminosos nos chamados ‘chapolins’, que bloqueiam sinais de alarmes e facilitam o roubo de veículos.
Roni Bandini se diz criador do aparelho para desligar caixas de som em praia brasileira – Foto: Roni Bandini/@RoniBandini/Instagram
Além do Brasil, países como os Estados Unidos também proíbem a utilização de ferramentas como o aparelho para desligar caixas de som, que também são chamados de jammer.
*Com informações do R7.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.