Meteorologista explica os significados dos formatos de nuvens em SC

Em entrevista ao portal ND Mais, o meteorologista Piter Scheuer explicou os significados dos diversos formatos de nuvens observados, especialmente na região Oeste de Santa Catarina.

Meteorologista Piter Scheuer explica os formatos de nuvens – Foto: Divulgação/Piter Scheuer/ND
A formação das nuvens pode ser um indicativo importante para prever a chegada de chuva ou até a formação de tempestades. Cada tipo de nuvem tem um significado e auxilia na previsão do tempo.
A região Oeste principalmente é palco de alertas para temporais que podem incluir rajadas de vento, granizo e alagamentos.
Nuvem Scud Cloud
Nuvem Scud ou escudo apareceu no aeroporto de Chapecó no dia 21/03/2024 – Foto: SAER/Albert Dieison/ND
Conforme o meteorologista Piter Scheuer, a nuvem Scud Cloud ou nuvem escudo, costuma ocorrer em regiões de vales, quando as tempestades se formam no período da manhã ou na madrugada, momentos em que a umidade está mais alta.
Elas são geradas no momento em que o ar frio que desce da nuvem ao atingir o solo e encontrar um ambiente bastante úmido e mais quente acaba se condensando, dando a impressão de que a nuvem realmente está tocando o solo, explicou Piter.
“O fato de haver um vale geralmente dá essa impressão para pessoa que está olhando para ela” disse. O que elimina o fato de ser um tornado é a ausência de rotação.
Nuvem Cumulus
Os cúmulos ou, do latim, cumulus, formadas pela manhã – Foto: Divulgação/Piter Scheuer/ND
As nuvens cúmulos ou, do latim, cumulus, são nuvens que indicam uma condição de tempo firme, sol e temperatura agradável. Geralmente são formadas pelo próprio aquecimento da manhã. Contêm pouca ou nenhuma partícula de precipitação.
Nuvem Shelf Cloud
Nuvem prateleira, em Inglês Shelf Cloud – Foto: Divulgação/Piter Scheuer/ND
Nuvens prateleira, em inglês Shelf Cloud, indicam fortes tempestades associadas a chuva forte, granizo e vendavais. Essas nuvens são associadas a ventos que podem passar dos 100 km por hora.
A estrutura dessas nuvens é caracterizada por uma formação laminar, onde o vento ciclostrófico atua. Essas nuvens estão frequentemente ligadas a super células e sistemas multicelulares, além de estarem associadas a ventos frios, instabilidade atmosférica e complexos movimentos de maior escala, que intensificam o potencial das tempestades.
Nuvem Altocumulus Undulatus
Nuvem altocumulus undulatus – Foto: Divulgação/Piter Scheuer/ND
O altocumulus undulatus é uma nuvem que indica a entrada de frentes frias e podem favorecer ocorrências temporais.
Esse tipo de nuvem possui uma aparência ondulada devido ao cisalhamento de vento e costumam cobrir apenas uma pequena porção do céu.
Nuvem funil
Nuvem funil não toca o solo – Foto: Divulgação/Piter Scheuer/ND
A nuvem funil, também conhecida como nuvem tuba, costuma se formar em dias aquecidos e aparece geralmente dentro de uma nuvem Cumulonimbus.
Embora essa estrutura de nuvem seja característica de tempestades, ela normalmente não toca o solo. Quando o funil atinge o solo, ele se transforma em um tornado. Nesse caso da foto trata-se de uma nuvem funil.
Nuvem Cumulonimbus Calvus
As nuvens Cumulonimbus Calvus geralmente provocam temporais – Foto: Divulgação/Piter Scheuer/ND
A nuvem Cumulonimbus Calvus ou cúmulo-nimbo, está diretamente associada com condições climáticas severas que podem causar raios, trovões, chuva forte, ventos fortes, granizo e tornados.
Esse tipo de nuvem pode crescer ainda mais se a corrente ascendente for forte.
Nuvem Nimbostratus
Nuvem do tipo nimbostratus – Foto: Divulgação/Piter Scheuer/ND
A nuvem do tipo nimbostratus, indica condição de chuva contínua, geralmente com passagem de frentes frias e sistemas de baixa pressão.
São nuvens densas, escuras e acinzentadas, acompanhadas de precipitação.
Nuvem Cumulus Mediocris
As nuvens cumulus mediocris podem avançar em nuvens como Cumulus congestus – Foto: Divulgação/Piter Scheuer/ND
Cumulus mediocris é uma nuvem que pode favorecer a ocorrência de pancadas isoladas, geralmente no verão com massa de ar quente e seca ou massa de ar quente e úmida.
Essa nuvem pode avançar ainda mais em nuvens como Cumulus Congestus ou Cumulonimbus , que produzem precipitação e tempestades severas.
Nuvem Cumulus Congestus
Nuvem Cumulus Congestus – Foto: Divulgação/Piter Scheuer/ND
As nuvens Cumulus Congestus indicam tempo firme, mas podem favorecer a ocorrência de pancadas isoladas a tarde.
Essas nuvens são geralmente muito grandes sendo mais altas do que largas e podem ser associadas a trombas d’água.
Cumulus Fractus
Nuvens do tipo Cumulis Humilis e Cumulus Fractus – Foto: Divulgação/Piter Scheuer/ND
Nuvens do tipo Cumulis Humilis e Cumulus Fractus indicam um tempo firme. Geralmente estão associadas a sistemas de alta pressão e massas de ar seco.
Se formam ou se desprendem de uma nuvem maior e geralmente são cortadas por ventos fortes se dissipando rapidamente.
Nuvem Altocumulus
Nuvens Alto-cúmulos ou, em latim, altocumulus – Foto: Divulgação/Piter Scheuer/ND
Nuvens Alto-cúmulos ou, em latim, altocumulus, são compostas por gotículas de água. Indicam uma perturbação das nuvens intermediárias da atmosfera e podem anunciar temporais ou aproximação de uma frente fria.
Nuvem Stratocumulus
Nuvem Stratocumulus – Foto: Divulgação/Piter Scheuer/ND
Nuvem Stratocumulus indicam uma melhora do tempo. Possui muitas formas e tamanhos diferentes. São nuvens de diversas características, pois são capazes de muitas aparências diferentes.
Têm cinco espécies de nuvens associadas: castellanus, floccus, lenticularis, stratiformis e volutus.
O meteorologista Piter Scheuer alerta que em casos de tempestades é fundamental buscar abrigo e evitar ficar exposto ao ar livre, especialmente próximo a árvores, pois há risco de descargas elétricas.
Em áreas abertas, a pessoa também pode se tornar um alvo para raios. O ideal é procurar locais protegidos, como casas, prédios ou estruturas de concreto.
Em situações extremas, como a ocorrência de tornados, o meteorologista recomenda que o banheiro é o local mais seguro dentro de uma residência, pois costuma ser um espaço mais protegido de ventos encanados.
 

Adicionar aos favoritos o Link permanente.