Luciano Hang, empresário e dono da Havan, passou por um cateterismo, procedimento cardíaco por meio de um cateter, nesta quinta-feira (03) no Hospital Israelita Albert Einsten, em São Paulo.
Conforme a assessoria da Havan, o empresário precisou colocar um stent, popularmente conhecido como “molinha”, no coração. A intervenção médica foi feita preventivamente após exames apontarem a necessidade, mesmo sem a presença de dores ou desconfortos.
Luciano Hang precisa passar por cateterismo e colocar stent – Foto: Havan/ Divulgação
Luciano Hang fala sobre a importância de cuidar da saúde
Poucas horas após o procedimento, Luciano Hang já estava de volta ao quarto em boas condições. Nesta sexta-feira (07), ele já publicou em suas redes sociais um vídeo conscientizando sobre a importância dos cuidados preventivos com a saúde.
“Eu sempre fui muito preocupado e faço consultas regularmente. Estou com 62 anos, bebo socialmente, não fumo, pratico exercícios, e isso ajuda muito na recuperação e na qualidade de vida”, compartilhou.
Hang é empresário de Brusque, dono da rede de lojas Havan – Foto: Reprodução/Havan/ND
Além disso, Hang destacou a necessidade de superar o medo de realizar os exames de rotinas. Segundo ele, o diagnóstico precoce facilita o tratamento e aumenta as chances de uma vida longa e saudável.
“Mais fácil diagnosticar um possível problema antes, do que esperar acontecer e correr o risco de não conseguir mais resolver a tempo. Podemos, sim, envelhecer com qualidade de vida”, concluiu.
Veja vídeo
Luciano Hang passa por procedimento cardíaco – Vídeo: Havan/ Divulgação
Entenda o que é um cateterismo cardíaco
Segundo o Ministério da Saúde, o cateterismo cardíaco é um procedimento para diagnosticar ou tratar doenças. Isto é feito através da introdução de um cateter, um tubo flexível finíssimo e longo, na artéria do braço ou da perna do paciente, que é conduzido até o coração.
A intervenção médica é indicada no diagnóstico e tratamento do infarto ou da angina, podendo detectar e remover acúmulos de gordura, colesterol, cálcio e outras substâncias no sangue, mostrando também se as placas estreitaram ou bloquearam as artérias coronárias.
Procedimento é indicado no diagnóstico e tratamento do infarto ou da angina – Foto: Canva/ND
O que é um stent?
Durante o procedimento, Luciano Hang também precisou colocar um stent no coração. Esta “molinha”, ainda conforme o Ministério da Saúde, um pequeno dispositivo expansível feito de nitinol, aço inoxidável ou uma liga de cromo e cobalto e possui uma forma tubular.
Ele é inserido dentro de uma artéria com forma de prevenção ou para evitar a obstrução do fluxo no local. A função principal é restaurar a corrente sanguínea na artéria coronária, trazendo u ritmo quase normal.