Desperdício de água em Curvelo e Montes Claros está abaixo da média nacional


Informação está baseada no levantamento divulgado pelo Sistema Nacional de Informações em Saneamento e nos da Copasa. Desperdício tem várias causas, como aponta Trata Brasil
Igor Jácome/g1
Dados do desperdício de água em Curvelo e Montes Claros apontam que os dois municípios estão abaixo da média nacional.
Veja abaixo o dado do Brasil, segundo o Sistema Nacional de Informações em Saneamento, e os números da Copasa, responsável pelos serviços de água e esgoto as duas cidades.
Brasil: 343,4 litros por ligação/dia
Curvelo: 207,26 litros por ligação/dia
Montes Claros: 291,33 litros por ligação/dia
O Instituto Trata Brasil – Organização da Sociedade Civil de Interesse Público, formado por empresas com interesse nos avanços do saneamento básico e na proteção dos recursos hídricos do país – traz uma informação que piora ainda mais o cenário nacional, o desperdício de água no país aumentou pelo sexto ano consecutivo, e isso se deve principalmente aos problemas de distribuição que a água enfrenta até chegar ao destino final, como vazamentos nas redes, fraudes “gatos”, erros de leitura dos hidrômetros, entre outros.
Desperdício de água aumenta pelo sexto ano seguido no Brasil; volume perdido em vazamentos abasteceria 30% dos brasileiros por um ano, diz estudo
O gerente regional da Copasa em Curvelo, Daniel Aguiar, fala que o investimento em tecnologia está sendo importante para identificar e evitar os desperdícios.
“[…] É um sistema muito moderno que a gente consegue monitorar as pressões nas redes de abastecimento e até prevenir, detectar um vazamento de forma antecipada, antes que os clientes percebam. Só do tubo romper debaixo da terra, a gente já consegue verificar e daí retirar mais rapidamente.”
Daniel Aguiar destaca que, além do trabalho feito pela empresa, a participação da população é importante para evitar desperdícios.
“A gente conta muito com a população, com os cidadãos, para que façam essa denúncia. Pode ligar gratuitamente, 24 horas por dia (…) denunciando qualquer suspeita de infração, que nossas equipes irão até o local.”
Os telefones da Copasa são: 115 ou 0800 0300 115.
40% da água tratada no país é perdida por vazamentos, fraudes e erros de medição
Vídeos do Norte, Centro e Noroeste de MG
Veja mais notícias da região em G1 Grande Minas.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.