![](https://s2-g1.glbimg.com/PevgseFnX3HpcgL3p4rcz_y0tDU=/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2024/Z/N/TWdKzIRrALd94Ul08mlg/whatsapp-image-2024-09-07-at-10.55.24.jpeg)
Desfile iniciou às 7h30 da manhã e terminou por volta das 9h30. Durante o desfile, órgãos de segurança fizeram demonstrações de ações realizadas nas operações em Santarém e região. Banda da Polícia Militar no desfile Cívico em Santarém
Dominique Cavaleiro/g1
Centenas de pessoas lotaram a orla de Santarém, no oeste do Pará, para acompanhar o desfile cívico deste sábado, 7 de setembro, dia que é comemorado a declaração de independência do Brasil. A programação em Santarém iniciou por volta das 7h30.
✅ Siga o canal g1 Santarém e Região no WhatsApp
As famílias santarenas aguardavam com ansiedade para prestigiar o desfile dos militares que integram os órgãos de proteção e segurança em Santarém. Cristina Rabelo conta que gostou do desfile de todos os órgãos, mas que a ansiedade maior era para ver o desfile da Polícia Militar.
“Eu acho que isso é uma importância pela nossa população, ver nossos militares desfilando, isso é patriotismo mesmo. E trago meu filho, claro, para ele dar uma sequência nisso”, contou Cristina.
A agente administrativa, Mariusa Neves, também estava ansiosa para acompanhar os desfiles. Em especial, a participação do esposo, que integra a equipe do Samu.
“Eu gostei bastante de participar porque é um momento cívico, mostra que a gente é brasileiro, e prestigiar as nossas forças armadas, é muito bom”, disse Mariusa.
Corpo de Bombeiros no Desfile de 7 de Setembro em Santarém
Dominique Cavaleiro/g1
Durante os desfiles, os socorristas do Samu simularam um resgate a uma criança em caso de engasgo. A PRF também simulou uma abordagem. O Corpo de Bombeiros simulou uma pessoa sendo resgatada em meio a um incêndio.
Um dos momentos mais esperados pelo público foi a apresentação da Polícia Militar. Os militares também fizeram demonstrações. Uma das demonstrações foi com um dos cães adestrados pela PM e que são usados nas operações em Santarém.
Corpo de Bombeiros no Desfile de 7 de Setembro em Santarém
Dominique Cavaleiro/g1
8º BEC no Desfile Cívico em Santarém
Dominique Cavaleiro/g1
O Comandante do CPR-1, coronel Tarcísio Costa, comemorou o prestígio do público e vibrou com os números de apreensões de drogas na região em 2024. Para o coronel, os dados otimistas refletem o empenho dos militares e os investimentos feitos na segurança.
“No mês de agosto, agora, tivemos os melhores índices de todo o Estado, comparando, inclusive, com a capital Belém, o melhor índice de prisões, o melhor índice de apreensão de drogas e também de apreensão de armamentos. Isso traz um reflexo muito importante na nossa sociedade, que é o controle da violência, cada vez mais baixando os índices criminais. E a Polícia Militar nessa data cívica demonstra isso para toda a população”, disse o coronel Tarcísio Costa.
Cavalaria da Polícia Militar no Desfile Cívico de 7 de Setembro em Santarém
Dominique Cavaleiro/g1
O Prefeito de Santarém, Nélio Aguiar, que também esteve no local prestigiando os desfiles, comemorou a presença expressiva das famílias prestigiando o desfile cívico.
“É um momento de muita emoção, a gente agradece de coração a população de Santarém, como é lindo a manifestação da nossa população, o sentimento, a manifestação cívica, o sentimento de amor à pátria. E fica sempre essa mensagem, é muito importante não só ter um Brasil melhor para todos nós, mas nós brasileiros sermos melhores brasileiros para o nosso país, nós temos que ter esse amor, esse compromisso com o nosso país”, disse Nélio Aguiar.
Autoridades no desfile cívico em Santarém
Dominique Cavaleiro/g1
VÍDEOS: mais vistos do g1 Santarém e região