Estado aplica R$ 170 mil multas em operação que fiscalizou uso de recursos hídricos na região Central de MG


Ação foi realizada durante esta semana nos municípios de Curvelo, Cordisburgo, Inimutaba, Morro da Garça e Felixlândia. Um dos locais fiscalizados
Semad
A Secretaria de Estado de Meio ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) aplicou R$ 170 mil em multas durante a operação Explota. A ação, realizada durante esta semana nos municípios de Curvelo, Cordisburgo, Inimutaba, Morro da Garça e Felixlândia, teve como objetivo combate a captação irregular de recursos hídricos.
“Foram identificados 25 pontos de intervenção hídrica a partir de análises geográficas na plataforma de Infraestrutura de Dados Espaciais (IDE) do Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sisema) e Google Earth”, informou o estado.
De acordo com informações da Superintendência Regional de Meio Ambiente (Supram) as principais irregularidades são a perfuração de poço autorização e à extração de água subterrânea sem outorga.
“Também foram observados locais que deixaram de instalar equipamentos de medição e horímetro e construção ou utilização de barragens sem outorga.”
Ainda de acordo com a fiscalização, foram identificadas a supressão de vegetação nativa sem autorização, impedimento de regeneração das florestas em Área de Preservação Permanente (APP).
“Constatou-se ainda a retirada de material lenhoso nativo oriundo de supressão irregular e captação de água superficial sem a devida outorga.”
O estado ainda informou que os alvos da fiscalização enviarão documentos que ainda serão analisados, o que afetar os resultados da operação.
Vídeos do Norte, Centro e Noroeste de MG
Veja mais notícias da região em g1 Grande Minas.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.