Ação foi realizada durante esta semana nos municípios de Curvelo, Cordisburgo, Inimutaba, Morro da Garça e Felixlândia. Um dos locais fiscalizados
Semad
A Secretaria de Estado de Meio ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) aplicou R$ 170 mil em multas durante a operação Explota. A ação, realizada durante esta semana nos municípios de Curvelo, Cordisburgo, Inimutaba, Morro da Garça e Felixlândia, teve como objetivo combate a captação irregular de recursos hídricos.
“Foram identificados 25 pontos de intervenção hídrica a partir de análises geográficas na plataforma de Infraestrutura de Dados Espaciais (IDE) do Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sisema) e Google Earth”, informou o estado.
De acordo com informações da Superintendência Regional de Meio Ambiente (Supram) as principais irregularidades são a perfuração de poço autorização e à extração de água subterrânea sem outorga.
“Também foram observados locais que deixaram de instalar equipamentos de medição e horímetro e construção ou utilização de barragens sem outorga.”
Ainda de acordo com a fiscalização, foram identificadas a supressão de vegetação nativa sem autorização, impedimento de regeneração das florestas em Área de Preservação Permanente (APP).
“Constatou-se ainda a retirada de material lenhoso nativo oriundo de supressão irregular e captação de água superficial sem a devida outorga.”
O estado ainda informou que os alvos da fiscalização enviarão documentos que ainda serão analisados, o que afetar os resultados da operação.
Vídeos do Norte, Centro e Noroeste de MG
Veja mais notícias da região em g1 Grande Minas.
Estado aplica R$ 170 mil multas em operação que fiscalizou uso de recursos hídricos na região Central de MG
Adicionar aos favoritos o Link permanente.