Com água mornas e fácil acesso, complexo de cachoeiras atrai turistas de todo o Brasil. Lugar é conhecido por oferecer contato com a natureza e pelo povo hospitaleiro. Águas cristalinas do Poço Azul no Complexo Cachoeira Santa Helena, em Caiapônia, Goiás
Se Caiapônia está em terceiro lugar entre os maiores municípios de Goiás, a cidade é a número um em cachoeiras de águas mornas e cristalinas. Em 2023, o município do oeste do estado recebeu o título de “Capital das Cachoeiras” por meio de uma lei estadual. Piscinas naturais, poços, mirantes e grutas fazem a cidade ter um dos maiores potenciais turísticos de Goiás (veja galeria de fotos abaixo).
✅ Clique e siga o canal do g1 GO no WhatsApp
A cidade fica a cerca de 330 quilômetros de Goiânia. De acordo com o presidente do Conselho Municipal de Turismo, Rafael Ferreira, Caiapônia possui mais de 40 cachoeiras e 50 trilhas, com níveis de acessibilidade variados.
“Existem atrativos ideais para toda família, de crianças a idosos. Para pessoas com deficiência com mobilidade reduzida, temos opção de trilha leve”, declarou Rafael, que também é condutor de turismo.
Morro Serra Azul e Poço Azul, em Caiapônia, Goiás
Rafael Ferreira/Turismo Caiapônia
O presidente do conselho informou que o atrativo mais buscado por turistas em Caiapônia é o Complexo da Cachoeira Santa Helena (foto abaixo).
“Um local único e destino para o dia todo. O complexo é composto pelas Cascatas, pela Cachoeira Santa Helena, pelo encontro do Córrego Santa Helena com o Córrego dos Anjos, Piscina Lua de Mel e Poço Azul”, informou.
Rafael disse ainda que os atrativos possuem a água mais quente do que o encontrado normalmente em outras cachoeiras. Esse foi um dos diferenciais apontados pela acupunturista Jéssica Guedes, que viajou de Brasília até Caiapônia em busca de tranquilidade e contato com a natureza.
Cachoeira Santa Helena, em Caiapônia, Goiás
Jéssica Guedes/Arquivo pessoal
“Eu vi uma foto da Cachoeira Santa Helena, onde havia uma única pessoa. Aí, pensei: ‘Quero passar o meu aniversário dentro dessa lagoa, nessa paz, nessa tranquilidade’”, contou a acupunturista.
Jéssica contou que fez o passeio em 13 de setembro de 2024, quando celebrou seu aniversário. Ela disse que, nessa data, tem o costume de viajar para locais pouco explorados. “Foi além da expectativa. Estávamos só eu, meu marido e o condutor Rafael. O lugar perfeito, representando a paz de um novo ciclo”, contou.
A acupunturista disse ter se encantado pela natureza, pela fauna e pelo povo da região.
“[Caiapônia] surpreendeu desde o início, quando começamos a pesquisar sobre o local, até a cidade. Todo mundo é muito prestativo. As pessoas são educadas e gentis. Se tornou um lugarzinho muito maravilhoso para a gente”, relatou.
Cachoeira da Abóbora, Piscina Lua de Mel e Cachoreira Santa Helena
Jéssica Guedes/Arquivo pessoal
LEIA TAMBÉM:
‘Capital dos óvnis’: conheça cidade em Goiás conhecida pelas paisagens exuberantes e que carrega fama extraterrestre
Igreja amaldiçoada e procissão centenária: conheça cidade em Goiás que é Patrimônio da Humanidade
Capital dos Cristais: conheça cidade em Goiás conhecida por ser a maior reserva de extração de cristal lemuriano do mundo
Jéssica disse que já indicou o local para amigos e familiares. Caiapônia também já foi recomendada pelo engenheiro de software Pablo Azevedo. Ele descobriu a região pelas redes sociais e viajou do Rio de Janeiro especialmente para conhecer os atrativos.
Pablo contou que também gosta de viajar para lugares novos, pouco conhecidos e que as cachoeiras foram o que mais chamaram sua atenção.
“As cachoeiras são lindas e poucos frequentadas, fora a beleza delas, com visual diferente. Uma tem a água morna, mas tem água para todos os gostos”, contou o engenheiro.
Morro Serra Azul, Cachoeira Vilarinho e Poço Azul, em Goiás
Pablo Azevedo/Arquivo pessoal
Atrativos
O condutor Rafael Ferreira disse que algumas cachoeiras de Caiapônia possuem quedas acima de 50 metros de altura, o que equivale a um prédio de 16 andares. Além das águas mais quentes que o convencional, o condutor contou que a região tem o relevo “peculiar”, composto por vales, serras e morros.
“Temos outros atrativos com águas cristalinas, piscinas naturais, trilhas em contato direto com a natureza preservada. Além de mirantes, como do Morro do Gigante Adormecido, que é cartão postal da cidade, e o morro Serra Azul, que encanta com sua imponência”, afirmou.
Atrativos turísticos de Caiapônia, em Goiás
Rafael contou ainda que, por atrair turistas que buscam tranquilidade e contato com a natureza preservada, os condutores da cidade conseguem oferecer experiências personalizadas e privativas.
Os condutores cobram valor único por diária, que tem valor de R$ 250. Por esse preço eles acompanham grupos de até 15 pessoas. Não é realizada cobrança para acessar os atrativos, informou Rafael.
📱 Veja outras notícias da região no g1 Goiás.
VÍDEOS: últimas notícias de Goiás