Moradores de Rio Preto responderam à pesquisa TV TEM/Ipeso e apontaram como prioridade os temas: Saúde, Infraestrutura e Segurança Pública. Em entrevista à TV TEM, o prefeito Coronel Fábio Candido falou sobre os planos para resolver os problemas enfrentados nesses setores. Pesquisa ‘Prioridades’: prefeito de Rio Preto reconhece problemas da saúde pública e diz que vai propor projeto de jornada extraordinária da GCM
Reprodução / TV Tem
O prefeito de São José do Rio Preto (SP), Coronel Fábio Candido (PL), anunciou planos para ampliar o atendimento de consultas especializadas e reduzir as filas da rede pública de saúde da cidade. A promessa foi feita durante entrevista ao TEM Notícias 1ª Edição desta terça-feira (4), respondendo aos resultados da pesquisa realizada pelo Instituto de Pesquisa e Diagnóstico Social (Ipeso), em parceria com a TV TEM.
📲 Participe do canal do g1 Rio Preto e Araçatuba no WhatsApp
Os moradores responderam à pesquisa do Ipeso sobre as questões mais urgentes para os próximos anos de mandato, entre 2025 e 2028. Os temas mais votados foram: Saúde, Infraestrutura e Segurança Pública.
Pesquisa ‘Prioridades’: prefeito de Rio Preto reconhece problemas da saúde pública e diz que vai propor projeto de jornada extraordinária da GCM
Reprodução / IPESO
Durante a entrevista, o prefeito reconheceu os problemas apontados pela população com relação à saúde pública, setor que obteve 68% dos votos. “Sabemos que ainda há desafios na saúde, mas estamos avançando com medidas concretas, como o aumento de consultas especializadas e investimentos na ampliação do sistema de saúde de Rio Preto”, afirmou.
Fábio Candido comentou sobre parcerias com o Governo do Estado para melhorar a situação da saúde na cidade. “Na semana passada, tivemos uma reunião com o Secretário Estadual de Saúde, que esteve em Rio Preto para verificar in loco as necessidades do município. Conseguimos alguns êxitos, como o aumento de 20% no teto de gastos para o município, tanto na Santa Casa quanto no Hospital de Base”, explica. O prefeito esclarece que essa medida permitirá que mais pacientes sejam transferidos das UPAs para a Santa Casa e para o Hospital de Base, assim melhorando o fluxo dos atendimentos.
Pesquisa ‘Prioridades’: prefeito de Rio Preto reconhece problemas da saúde pública e diz que vai propor projeto de jornada extraordinária da GCM
Reprodução / TV Tem
Além disso, o prefeito falou sobre os investimentos feitos pela Prefeitura para ampliar a capacidade de atendimento hospitalar.
“Contratamos mais 35 leitos de enfermaria no Hospital de Base, 10 no Hospital da Criança e Maternidade e 10 leitos de UTI também no Hospital de Base, além de ampliar os leitos na Santa Casa e no Hospital Municipal. Isso vai permitir um atendimento mais eficiente nas UPAs, que já estão mais rápidas do que quando assumimos”, afirmou.
O segundo tema mais votado pelos moradores de Rio Preto foi a infraestrutura, representando 38% das prioridades para os rio-pretenses, especialmente no que diz respeito ao asfalto e aos buracos nas vias da cidade. Os moradores expressaram preocupações com a manutenção das ruas e a falta de pavimentação em alguns bairros, como o Alvorada e o Santa Clara, que estão em processo de regularização. Durante a entrevista, o prefeito Coronel Fábio Candido falou sobre as medidas já em andamento para resolver esses problemas. “Recebemos muitas reclamações sobre os buracos e a falta de asfalto. Sabemos que é uma situação difícil, principalmente em épocas de chuva, quando os buracos se abrem novamente”, explicou o prefeito.
O chefe do executivo destacou que, desde o início de sua gestão, a Prefeitura tem feito um esforço concentrado para resolver a questão da infraestrutura urbana, principalmente o reparo de buracos nas vias da cidade. “Logo no início do governo, tivemos que fazer um esforço muito grande para retomar os serviços de zeladoria e limpeza da cidade, que estavam paralisados desde as eleições de outubro. Já tapamos mais de 3,5 mil buracos em Rio Preto, o que representa um grande avanço”, afirmou.
Pesquisa ‘Prioridades’: prefeito de Rio Preto reconhece problemas da saúde pública e diz que vai propor projeto de jornada extraordinária da GCM
Reprodução / TV Tem
Ele também ressaltou os desafios enfrentados devido à escassez de equipamentos na Prefeitura.
“Quando assumimos, encontramos a Prefeitura com apenas quatro máquinas disponíveis para fazer reparos nos buracos. Desde então, estamos contratando mais pessoal e equipamentos, além de contar com o apoio do Semae para agilizar os serviços”, afirmou o prefeito, destacando a colaboração entre as diferentes secretarias.
Por fim, segurança pública foi a terceira prioridade eleita pela população de Rio Preto, com 35% dos votos. Durante entrevista, Candido abordou as ações que a Prefeitura tem implementado para melhorar a segurança na cidade, destacando as parcerias com as forças estaduais e as iniciativas voltadas para a redução de crimes, como furtos de fios de cobre e o enfrentamento da questão dos moradores em situação de rua.
“Segurança pública é, antes de tudo, responsabilidade do estado, mas o município tem atuado fortemente como parceiro das forças de segurança do estado”, explicou o prefeito. Ele mencionou a ampliação da parceria com a Polícia Militar por meio da atividade delegada, em que policiais militares trabalham em turnos adicionais pagos pela Prefeitura.
“Estamos também enviando à Câmara Municipal um projeto de jornada extraordinária para a Guarda Municipal, que vai colaborar ainda mais no combate à criminalidade”, afirmou.
Além disso, o prefeito anunciou que o poder público tem desenvolvido um projeto colaborativo para ajudar a reduzir a população em situação de rua, em parceria com a Defensoria Pública, os comerciantes do Centro, a Saúde Pública e a Assistência Social. “Este é um problema multidisciplinar. Em breve, a população verá melhorias, principalmente na área central de Rio Preto”, disse.
Pesquisa ‘Prioridades’: prefeito de Rio Preto reconhece problemas da saúde pública e diz que vai propor projeto de jornada extraordinária da GCM
Reprodução / TV Tem
Sobre os furtos, especialmente os de fios de cobre que têm afetado tanto a iniciativa pública quanto privada, o prefeito afirmou que a Prefeitura está trabalhando para coibir esses crimes. “Estamos colaborando com a Polícia Militar, a Polícia Civil e a Guarda Municipal para realizar uma grande operação de combate a essa prática. Além disso, estamos focando no problema do receptador, com o apoio da inteligência policial”, explicou.
Fábio também destacou o impacto desse tipo de crime, mencionando o caso da UBS do Anchieta, que precisou interromper os atendimentos devido ao furto de fios. “Estamos reformando a parte elétrica para que a unidade volte a atender a população”, concluiu.
Confira a entrevista completa abaixo:
Pesquisa revela prioridades da população de São José do Rio Preto para melhorias na cidade
Veja mais notícias da região em g1 Rio Preto e Araçatuba.
VÍDEOS: confira as reportagens da TV TEM